HOME | Destaque | Citricos

Adapar inicia segunda fase da Operação Big Citros no Vale do Ribeira

Ação visa combater o greening em tangerineiras com fiscalização, orientação e erradicação de plantas doentes

Foto do autor Redação RuralNews
21/08/2025 |

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) realizará de segunda-feira (25) a sexta (29) a segunda fase da Operação Big Citros nas cidades de Cerro Azul e Doutor Ulysses, no Vale do Ribeira. A região é o principal polo produtor de tangerinas do estado. O objetivo é reduzir a incidência do greening, doença que mais afeta a citricultura mundial, por meio de orientação aos produtores, detecção e eliminação das plantas sintomáticas.

Resultados da primeira etapa

A primeira fase ocorreu entre o final de junho e início de julho. Nesse período, a Adapar identificou propriedades afetadas, coletou amostras e notificou produtores sobre a necessidade de erradicação das plantas doentes. Carolina Garbuio, chefe da Divisão da Sanidade da Citricultura, explica que a primeira etapa também teve caráter educativo. “Quando o HLB chegou, os produtores não conheciam os sintomas da doença nem o inseto vetor. Mostramos o que é o greening e como ele se transmite”, disse.

Ações da segunda fase

Nesta etapa, 30 servidores atuarão em duas frentes: fiscalizar propriedades não visitadas anteriormente e retornar às notificadas para verificar a erradicação das plantas sintomáticas. Além disso, serão instaladas armadilhas adesivas amarelas para monitorar o inseto vetor. Carolina ressalta que o crescimento atual dos pomares aumenta a chance de identificar o psilídeo, embora o clima possa dificultar a ação.

Cadastro e fiscalização contínua

O Vale do Ribeira possui cerca de 3 mil produtores, mas apenas 700 estão cadastrados no Sistema de Defesa Sanitária Vegetal (SDSV). A operação também servirá para incluir propriedades não registradas, com a meta de visitar todas na região. A fiscalização continuará até o final do ano, mesmo fora da operação, atendendo notificações e denúncias.

Controle de viveiros e medidas sanitárias

A ação também mira a produção e comercialização de viveiros a céu aberto, prática ilegal mas comum na região. “O fiscal identificará produtores que produzem mudas para terceiros e notificará para regularização, exigindo o uso de telas antifídia”, explica Carolina. O governo estadual prepara projetos, com apoio do IDR-Paraná, para que os produtores possam produzir e vender mudas seguindo normas sanitárias.

Impactos do HLB

O greening, também conhecido como HLB (Huanglongbing), provoca queda prematura dos frutos, redução da produção e pode levar à morte precoce das plantas. Frutos afetados ficam menores, deformados, com sementes abortadas, menor teor de açúcares e acidez elevada. Isso compromete o sabor e reduz o valor comercial, tanto para consumo in natura quanto para processamento industrial.

TAGS: #Adapar # Prevenção
# Greening # Doença # Cítricos #
...
Editor RuralNews
Vamos deixar essa matéria mais interessante com seu ponto de vista? Faça um comentário e enriqueça esse conteúdo...

O portal RuralNews é uma iniciativa que leva diariamente informações, novas tecnologias e as novidades do agronegócio do Brasil para o produtor rural e toda a cadeia produtiva do segmento. Reportagens, cotações diárias, vídeos, podcasts, artigos e muito mais!

São Paulo/SP | Ribeirão Preto/SP | Porto Alegre/RS | Cascavel/PR | Rio Verde/GO | Campo Grande/MS

© 2024 Newmídia Comunicação, Todos os direitos reservados.

ATENÇÃO! Esse site usa cookies - Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento e a nossa Política de Privacidade.