HOME | AGRICULTURA | Feiras

Podemos não morrer de amor por esse governo, mas temos que dialogar, afirma vice-presidente da CNA

Em entrevista exclusiva ao portal RuralNews, José Mário Schreiner, vice-presidente da Confederação Nacional da Agricultura, afirmou que lideranças do agro tem que buscar conversar, sentar à mesa e mostrar a importância das demandas do setor junto ao Governo Federal

Foto do autor Redação RuralNews
15/05/2025 |
O vice-presidnete da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), José Mário Schreiner, foi uma das lideranças que prestigiaram o Congresso da Abramilho, que aconteceu em Brasília na quarta-feira (14/05). O evento contou também com a presença do vice-governador Geraldo Alckmin e debateu o panorama e perspectivas da cultura no Brasil.

Schreiner falou com a nossa reportagem sobre as demandas do setor e enfatizou que, mesmo não "morrendo de amores" pelo atual governo, o setor deve buscar o diálogo. "O Plano Safra é fundamental para o agronegócio brasileiro e a CNA tem buscado construí-lo ouvindo os produtores rurais e levando as demandas ao Governo Federal", afirmou.

Outra preocupação do vice-presidente da CNA é em relação à maneira que o seguro rural vem sendo tratado no Brasil. "O atual cenário preocupa muito o setor. O Seguro Rural já cobriu 20% da safra e hoje cobre apenas 7% da área plantada no país", salientou. Segundo Schreiner, essa falta de estímulo e recursos para equalizar os prêmios do seguro rural traz grande preocupação sobre o endividamento do produtor rural brasileiro.

Os movimentos geopolíticos globais também foram analisados por Schreiner. Para ele, as questões de guerras e tarifas por parte dos EUA a alguns países geram preocupação, mas devemos fazer com que essas dificuldades gerem oportunidades para o produtor rural brasileiro no mercado externo.

Para ele, o Brasil também deve procurar buscar mercados alternativos. "Nós ainda não somos excelentes vendedores. Os países é que vem comprar da gente. Temos que aprender a ir, levar qualidade, mostrar a nossa forma sustentável de produção e, acima de tudo, de vender com qualidade e, é claro, com valor agregado aos nossos produtos", salientou.


TAGS:
#CNA # José Mário Schreiner # vice-presidente CNA # Abramilho # feiras # Paulo Bertolini
...
Editor RuralNews
Vamos deixar essa matéria mais interessante com seu ponto de vista? Faça um comentário e enriqueça esse conteúdo...

ATENÇÃO! Esse site usa cookies - Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento e a nossa Política de Privacidade.