Alta incidência de mosaico dourado assusta produtores de feijão no Paraná
O vírus, que tem como vetor a mosca branca, afetou boa parte da produção do Estado, que é o maior produtor de feijão do Brasil e tem preocupado os produtores rurais
Um velho conhecido dos produtores de feijão, o repentino aparecimento do mosaico dourado do feijoeiro começa a preocupar os produtores paranaenses. A doença, que pode causar grandes perdas na produção, é causada pelo Bean golden mosaic virus (BGMV), transmitido pela mosca branca (Bemisia tabaci). A doença é caracterizada por sintomas como folhas amarelas e manchas, que reduzem o desenvolvimento da planta e a qualidade dos grãos.
Os focos do vírus foram um dos assuntos durante a quinta edição do Dia de Campo de Feijão da Cittolin Sementes/Univel, que aconteceu neste dia 21/05 em Cascavel, região Oeste do Paraná. Conversamos com o produtor rural Alceu Bebber, que tem lavoura de feijão em Cascavel, que nos falou sobre a preocupação que o problema tem trazido para os produtores da região e de todo o Brasil neste ano de 2025.
Alceu Beber enfatizou que o mosaico dourado já é conhecido dos produtores rurais, porém, sempre foi controlado pelas técnicas de manejo. "Alguma erva daninha deve ter hospedado o vírus, que migrou da soja da safra verão para a safrinha do milho", afirmou o produtor rural.
"Na nossa propriedade, o ataque do mosaico dourado foi mais no final, quando já estávamos quase colhendo, por isso não trouxe grandes prejuízos, mas se isso acontecesse no início da safra, os prejuízos seriam muito grandes", salientou Alceu.
Vamos deixar essa matéria mais interessante com seu ponto de vista? Faça um comentário e enriqueça esse conteúdo...
ATENÇÃO! Esse site usa cookies -
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento e a nossa
Política de Privacidade.