Preço do trigo no Paraná cai 5,5% em setembro e atinge o menor valor desde abril de 2024 com colheita e câmbio pressionando o mercado
Os preços do trigo seguem em queda no Brasil. Segundo o Cepea, no Paraná, o valor médio do cereal em setembro atingiu o menor patamar desde abril de 2024, em termos reais.
No Rio Grande do Sul, a situação também é negativa. As atuais cotações registram o nível mais baixo desde janeiro deste ano, refletindo a forte pressão sobre o mercado.
De acordo com pesquisadores do Cepea, a intensificação da colheita nacional tem elevado a oferta e pressionado as cotações. Além disso, a desvalorização do dólar frente ao real em setembro reduziu a competitividade do trigo brasileiro.
A queda nos preços internacionais reforçou a tendência de baixa. Paralelamente, a suspensão temporária das retenciones(taxas de exportação) na Argentina levou compradores a reduzir ainda mais suas ofertas. Diante disso, muitos vendedores precisaram aceitar valores menores.
No Rio Grande do Sul, a média do trigo em setembro (até o dia 26) está em R$ 1.262,67/tonelada, queda de 2,2% em relação a agosto e de 9,2% frente ao mesmo mês de 2024. Esse valor, já deflacionado pelo IGP-DI, é o mais baixo desde janeiro.
No Paraná, a média mensal ficou em R$ 1.354,35/tonelada, recuo de 5,5% frente a agosto e de 10,3% em comparação com setembro de 2024. Em termos reais, esse é o menor valor desde abril deste ano.