O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulgou nesta sexta-feira, 09/12, seu relatório Relatório de Estimativas de Oferta e Demanda Agrícola Mundial (WASDE). O relatório mensal fornece as previsões atuais do USDA para os principais balanços fornecimento e uso nos EUA e no mundo, como grãos, soja e produtos de soja, e algodão; e também sobre o fornecimento e uso de açúcar e produtos animais nos EUA.
Segundo o analista Camilo Motter, da Corretora Granoeste, de Cascavel, os números vieram sem maiores novidades – muito em linha com a expectativa do mercado.
Em relação ao milho, destaca-se o corte de quase 2,0MT nas exportações dos EUA e o consequente aumento dos estoques finais na temporada 2022/23. "Em termos mundiais, a produção é avaliada em queda de cerca de 7,0MT e, consequentemente, os estoques finais também perdem alguma gordura, algo pouco acima de 2,0MT", informa Camilo. Segundo ele, a Ucrânia tem incremento de 2,0MT nas exportações de milho, para 17,5MT e de trigo, que passa de 11,0MT para 12,5MT.
Veja os números divulgados no quadro abaixo.