Mal o verão começou e a atmosfera típica da estação já contribui para a formação de nuvens e a ocorrência de chuva, principalmente no Brasil Central e em áreas produtoras do interior do país.Dados das estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostram que choveu em várias destas regiões produtoras importantes entre 10h do dia 25/12 e 10h da manhã do dia 26 de dezembro. A tendência é que a precipitação colabore para aumentar a umidade do solo nas áreas onde a nova safra de Verão 23/24 está em desenvolvimento no campo.Em Porto Velho (RO), deve chover 50mm; Vilhena (RO), 39,8 mm; Juti (MS), 29,2mm; Novo Mundo (MT), 31mm; Laranjeiras do Sul (PR), 35mm; e Cidade Gaúcha (PR), 37,2mm.
A terça-feira (26/12), foi de tempo firme em boa parte dos estados do Sul, chovendo pontualmente no extremo norte do Paraná, sem alertas. No Sudeste, o deslocamento da frente fria, vai colaborar para aumentar a umidade na Região. Pode chover forte no leste de São Paulo, Rio De Janeiro, sul de Minas Gerais e Zona da Mata mineira, além do sul do Espírito Santo.
Para o Centro-Oeste, a condição será de sol e bastante variação de nuvens durante a terça-feira em quase toda a Região. A passagem da frente fria pela Região Sudeste irá contribuir para canalizar umidade para o Centro-oeste do Brasil. Assim, o calor e a alta umidade favorecem a ocorrência de pancadas de chuva a partir da tarde na maioria das áreas, principalmente no Pantanal. Tempo firme no sul do Mato Grosso do Sul e nordeste de Goiás.
Para o Nordeste, o sol aparece e não chove em quase toda a Bahia, sul do Piauí e extremo sul do Maranhão. Entre o Recôncavo Baiano e o norte do Rio Grande do Norte e entre o litoral do Piauí e do Maranhão, chove de forma passageira. Entre Recife e Natal, a chuva vem a qualquer hora do dia e pode ser moderada a forte. Nas outras áreas, sol com aumento de nuvens ao longo da tarde e pancadas de chuva com trovoadas.
No Norte do Brasil, o tempo ainda muito instável no oeste da região, entre o Acre, oeste do Amazonas e sul de Roraima devido à alta umidade e forte aquecimento. No norte e leste do Amapá, muitas nuvens e chuva a qualquer hora. Tempo firme no leste do Tocantins. Nas demais áreas, chove a partir da tarde na forma de pancadas.