Goiás possui uma área irrigada de 511 mil hectares (ha). Sendo o quarto estado brasileiro em extensão de terras irrigadas.
De acordo com dados do Relatório do Programa Nacional de Agricultura Irrigada, 4 dos 15 maiores polos de irrigação por pivô central do País estão em Goiás. Sendo eles, a região do Alto do Araguaia, a oeste de Goiás, na divisa com Mato Grosso, região do Rio das Almas, ao centro do Estado, Alto do Rio Preto, polo a leste de Goiás e o Polo São Marcos, na região de Cristalina.
Além desses quatro polos citados, um quinto deve despontar nos próximos anos por seu grande potencial hídrico. O sudoeste de Goiás, que já é um grande produtor de grãos no Estado.
“Há alguns fatores que reforçam essa tendência de aumento da área irrigada no sudoeste de Goiás. Dentre elas, está a disponibilidade hídrica, é hoje uma das regiões do estado com mais água disponível para irrigação. É também uma região onde os custos de aquisição de terras têm aumentado muito nos últimos anos. Além disso, os produtores já estão explorando a extensão máxima permitida para o cultivo. Para aumentar a produtividade, entra a tecnologia. A irrigação permite essa expansão vertical da produtividade, com um investimento bem menor do que a compra de novas áreas”, explica Villani.
O gerente da Pivot lembra que, com o melhoramento genético das sementes que permitiu ciclos mais curtos, tornou-se possível colher uma terceira safra. Nesse momento, a irrigação é uma ferramenta para completar o regime hídrico e consolidar o aumento da produtividade. Por isso, está aumentando o interesse dos produtores do sudoeste por ela. Na região Sudoeste, alguns municípios, como a cidade de Cristalina se destacam com a irrigação.
Consagrada como uma das feiras mais importantes de Goiás, a 4ª edição da Feinagro, acontece entre os dias 11 a 14 de abril. Será no Parque de Exposições de Mineiros. A Feira que é organizada pela Cooperativa Mista Agropecuária do Vale do Araguaia (COMIVA), . Além disso, conta com a participação de renomadas empresas de diferentes segmentos, como: máquinas, implementos e equipamentos agropecuários.
Toledo anuncia unidade de pesquisa da Embrapa durante Inovameat 2023
Exportações de soja em grão e farelo crescem em 2023
Mapa divulga os períodos de vazio sanitário da soja para 2023