A maioria das áreas do Brasil tem pouca nebulosidade por causa da presença de um forte e grande sistema de alta pressão atmosférica, que influencia todas as regiões do país. A baixa umidade do ar inibe a formação de grandes nuvens e a ocorrência de chuva.
Algumas nuvens carregadas crescem pela faixa litorânea do Nordeste e em parte da Região Norte.
Uma frente fria avança no oceano pela costa do Rio Grande do Sul e nesta quinta-feira se afasta em alto-mar sem força para vencer a forte massa de ar seco que predomina sobre o país.
Uma massa de ar seco predomina sobre o Sul do Brasil deixando quase toda a Região com poucas nuvens e sem condições para chuva. Mas a passagem de uma frente fria pela costa do Rio Grande do Sul causa muita nebulosidade no sul e no leste gaúcho. Pode chuviscar no litoral gaúcho no decorrer do dia. Na Grande Porto Alegre a nebulosidade também aumenta e pode garoar à tarde e à noite.
A temperatura tem uma ligeira queda da no sul e no leste do Rio Grande do Sul, por causa da passagem desta frente fria, mas no restante da Região Sul, a temperatura segue alta à tarde e acima do normal para esta época do ano.
Uma grande massa de ar seco que atua sobre a maior parte do Brasil influencia também a Região Sudeste. A maioria das áreas do Sudeste continua ensolarada e sem condições para chuva. Algumas nuvens crescem pelo litoral de São Paulo, no norte do Rio De Janeiro, no Espírito Santo, no centro, leste e norte de Minas Gerais, mas não provocam chuva.
No centro, oeste e norte de São Paulo e no Triângulo Mineiro a umidade relativa do ar pode baixar para níveis entre 11% e 21% e 30% nas horas mais quentes do dia.
O dia amanhece frio no Sudeste, mas a tarde é quente.
Há condições para nevoeiro ao amanhecer no Vale do Rio Doce (MG)
Toda a Região Centro-Oeste segue ensolarada, muito seca e quente nesta quinta-feira. A atuação de uma forte massa de ar seco deixa a umidade do ar muito baixa e não há condições para chuva..
A região sul de Mato Grosso (incluindo Cuiabá e Rondonópolis) e o norte de Mato Grosso do Sul devem ser as áreas mais secas do país e podem registrar níveis de umidade de emergência, entre abaixo de 12%. Ontem, em Mato Grosso, Cuiabá e Rondonópolis registraram 14% e Sonora, no norte de Mato Grosso do Sul, os menores valores no país
O ar seco predomina sobre o Nordeste e quase toda a Região continua com sol forte e sem chuva.
Nuvens carregadas crescem pelo litoral de quase toda a Região. Há previsão de pancadas de chuva desde o sul da Bahia até o litoral leste do Rio Grande do Norte. A chuva é mais frequente entre Salvador e Maceió e pode ser moderada a forte, em alguns momentos. Pancadas de chuva com raios ocorrem no litoral do Maranhão.
Há condições para chuva também no interior de Sergipe e de Alagoas, na Zona da Mata e no Agreste de Pernambuco e da Paraíba
Uma grande massa de ar seco atua sobre o Brasil influencia muitas áreas da Região Norte. O sol forte e o tempo seco predominam no Tocantins, no Pará (exceto no norte e noroeste do estado), no sul do Amazonas, no Acre e em Rondônia.
Algumas pancadas de chuva acontecem à tarde e à noite no norte e noroeste do Pará, no Amapá, no Amazonas (exceto no sul do estado) e em Roraima.
Faz muito calor em toda a Região.
Fonte: Climatempo