Safra de soja 2025/26 registra pequeno ajuste e clima favorável ajuda no avanço do plantio
O relatório de outubro da StoneX, empresa global de serviços financeiros, trouxe um pequeno ajuste na estimativa da safra 2025/26 de soja. A produção prevista passou de 178,1 milhões de toneladas em setembro para 178,6 milhões de toneladas em outubro, um aumento de 0,3%.
Segundo o analista de Inteligência de Mercado, Raphael Bulascoschi, o ajuste ocorre porque a safra ainda está no início. “Embora o plantio tenha começado recentemente em várias regiões produtoras, o clima favorável permite que os trabalhos no campo avancem dentro da janela ideal”, explica.
Para o milho 1ª safra 2025/26, a estimativa permanece inalterada em 25,6 milhões de toneladas. O cultivo segue em desenvolvimento inicial ou em fase de semeadura em algumas regiões do Brasil, mas o cenário continua positivo quanto à janela de plantio, segundo Bulascoschi.
A partir da estimativa de novembro, a StoneX começará a divulgar os números do milho 2ª safra. Isso permitirá uma visão mais completa do balanço de milho no próximo ano, oferecendo informações importantes para produtores e mercado.