A presença da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) levou a episódios de chuvas fortes e volumosas pelo Sudeste do Brasil. Somente nesta primeira semana de janeiro, Belo Horizonte-MG já registrou 70% da sua chuva mensal.
Na cidade do Rio De Janeiro, choveu mais de 100mm em diversos bairros da cidade nas últimas 96 horas(entre 10h dos dias 5 e 9 de janeiro de 2023), e o maior volume de chuva, pelos dados da prefeitura do Rio de Janeiro (Alerta Rio) foi no Alto da Boa Vista, com 242,8mm.
Neste mesmo período, choveu mais de 200mm sobre o Rio de Janeiro (capital e Petrópolis) e em várias cidades de Minas Gerais(como Patrocínio de Muriaé).
A chuva persistente e acumulados altos fez o nível dos rios subir e transbordar, atingindo cidades como Muriaé e Cataguases, em Minas Gerais. De acordo as prefeituras locais, deslizamentos de terra, inundações e alagamentos atingem as cidades. Há aproximadamente 900 pessoas entre desabrigados e desalojados e a situação preocupa, pois a chuvarada ainda não vai embora.
Maiores volumes de chuva de MG e RJ nas últimas 96 horas
Em São Paulo, os volumes de chuva foram menores. Seguem os maiores acumulados, os quais ficaram concentrados no litoral.
A ZCAS se desconfigura e já não atua mais nesta terça-feira (10), com isso, o sol aparece um pouco mais e a semana termina com calor, mas atenção, o calor e umidade geram pancadas de chuva com trovoadas durante o período da tarde ainda sobre todo o Sudeste.