O plantio da soja da safra 2023/2024 já tem data para começar e o início desse processo será marcado pela 12ª edição do projeto Soja Brasil. O evento acontecerá no dia 29 de setembro, na Fazenda Aymoré, em Jaciara (142 km de Cuiabá), a partir das 7h30.
O encontro será um momento de debates e trocas de informações entre produtores rurais e técnicos da área da agricultura, durante os painéis temáticos. Os desafios para armazenagem de grãos serão discutidos por Fernando Cadore e Wellington Andrade, presidente e diretor-executivo, respectivamente, da
Aprosoja-MT (Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso), e Paulo Bertolini, presidente da Câmara Setorial de Armazenagem de Grãos (CSEAG). Já o Mercado da Soja na safra 23/24 será abordado pelo analista Vlamir Brandalizze, da Brandalizze Consulting, e Fernando Gutierrez, da Safras e Mercado.
O evento técnico contará também com a participação da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) que trará as informações necessárias para o início da safra. O cenário climático será abordado pelo meteorologista Arthur Muller, que abordará os efeitos do El Niño na nova safra.
O projeto Soja Brasil tem a realização do Canal Rural e da Aprosoja Brasil, além da realização local da Aprosoja-MT e Giacomelli Agro, com a coordenação técnica da Embrapa e consultoria de Safras Mercado. O patrocínio é de Ihara e Mitsubishi Motors e apoio da Monsoy.