Com paisagens que se enchem de cores e folhagens, a primavera chega hoje, 22 de setembro, florescendo jardins, parques e ruas com a beleza das flores e a vivacidade das plantas. A estação, que se estende até o dia 21 de dezembro, é considerada a época mais agradável do ano, pelo clima ameno e aumento da umidade do ar, que tende a ser maior quando comparada à estação anterior. “A primavera representa a transição entre o inverno e o verão e, por isso, há um aumento gradativo das temperaturas e um equilíbrio entre a duração dos dias e das noites. Todos esses fatores naturais favorecem e propiciam o desabrochamento das flores”, explica Pedro Melo, CEO da Melo Flores, floricultura que é referência no e-commerce.
Ainda que a época seja conhecida como a mais florida do ano, é preciso manter a atenção com os cuidados das flores e plantas, assim como em todas as outras estações do ano. “Neste período, o sol aparece na maior parte do dia e o clima tende a ficar mais quente, por isso, é preciso ter cautela com a exposição ao sol e regar nos horários adequados, preferencialmente, de manhã e no final da tarde”, aconselha Pedro. Segundo ele, embora estes sejam os principais cuidados com as plantas, cada espécie possui características individuais e, por isso, também é importante se atentar aos cuidados específicos de cada variedade.
Para todos os gostos e jardins, o empresário cita quatro espécies de flores que são características da estação e ensina o cuidado com cada uma delas. Confira, a seguir, quais são elas:
Girassol
Conhecida como a “flor do sol” por acompanhar, durante a sua fase de crescimento, o ciclo dele, a flor é uma das espécies que florescem durante a primavera e que podem ser cultivadas como planta ornamental, em vasos, ou jardins. “O girassol necessita de luz direta por algumas horas por dia e é preferível que seja na parte da manhã. Além disso, pode acontecer da flor ficar pesada demais e comprometer o caule. Por isso, é aconselhável amarrá-lo com um objeto que ajude na sustentação da planta”, sugere o especialista.
Violeta
A espécie, normalmente cultivada em pequenos vasos, encanta pela variedade de cores. Segundo o CEO da Melo Flores, é importante que o solo das violetas esteja sempre úmido e evitar colocar o vaso próximo a locais de grande circulação de ar, para que o vento não danifique as flores e folhagens.
Orquídeas
De vários tamanhos e cores, a orquídea é uma das flores mais elegantes e grandes aliadas da decoração. Podendo ser cultivadas de forma ornamental, em vasos, ou agregada aos troncos das árvores, a espécie necessita de claridade indireta e exige atenção na quantidade de água. “Para esta flor, é importante se atentar ao material do vaso utilizado. Os recipientes de plástico que costumam vir junto com a flor tendem a acumular água e isso pode prejudicar a vitalidade da planta. Dê preferência por vasos de cerâmica e barro, que possuem maior capacidade de drenagem”, revela.
Lírios
Protagonistas dos arranjos e buquês, os lírios também contam com uma versatilidade de coloração e variedades. Segundo Pedro, a espécie não exige uma frequência de rega, podendo ser feita de duas a três vezes por semana nas épocas mais quentes como a primavera e também o verão. Já durante o outono e o inverno, apenas uma vez na semana. “A poda dos lírios deve ser feita durante o período de floração da planta, retirando as flores murchas. Além disso, é importante dar preferência por deixar o vaso com luz do sol indireta, para que ele não prejudique as flores delicadas”, finaliza Melo.