Foi publicada nesta segunda-feira (10), a Portaria nº 780. Declarando o estado de Roraima como área sob quarentena para a praga quarentenária presente Bactrocera carambolae (Mosca-da-Carambola). O status implica na proibição do trânsito de frutos hospedeiros da praga para os outros estados.
Trata-se de medida de caráter preventivo, que faz parte de um conjunto de ações que o MAPA vem adotando desde a introdução da praga no país, em 1996. Com o objetivo de mantê-la sob controle e restrita às áreas onde se encontra atualmente (nos estados do Amapá, Roraima e em parte do Pará), com o objetivo de evitar a sua disseminação para as demais áreas sem ocorrência da praga no país.
O Brasil é o terceiro maior produtor de frutas do mundo e a mosca-da-carambola é a principal ameaça à manutenção dos mercados de exportação. Já estabelecidos e em constante expansão da fruticultura.
A última vez que o estado de Roraima esteve sob restrição do comércio de frutos hospedeiros da praga foi no período de 2018 a 2019.
A declaração permanecerá vigente por tempo indeterminado, até que a situação da praga dentro do estado de Roraima se encontre em um nível considerado seguro.
A mosca-da-carambola caracterizada como praga quarentenária presente no Brasil, e sua dispersão pode causar grandes prejuízos econômicos.
A praga Bactrocera carambolae causa danos não apenas na carambola, mas em diversas outras frutas como goiaba, acerola, tangerina, caju, pitanga, entre outras.
Teor de umidade do algodão é ponto-chave no momento da colheita
Mercados nacional e internacional têm quedas nos preços do trigo