A manhã de segunda-feira foi de chuvas e trovoadas em parte do Paraná. No período hoveu mais entre as áreas mais ao norte e leste do Estado, inclusive com algumas pancadas fortes. A tarde, a chuva, com mais intensidade, se distribuirá ao longo da área de divisa com São Paulo e na faixa litorânea (Figura 1).O acumulado de chuva (mm) desde a sexta-feira até este início de segunda-feira (Figura 2), mostra que já tivemos chuvas bastante expressivas sobre o Estado.
Começo de semana com muitas nuvens e ainda com previsão de chuvas na região do Paraná. Apesar da frente fria se deslocar um pouco mais para o Sudeste do país, segue com constante fluxo de umidade e calor pela atmosfera até a região do Estado. Com isso, o cenário de tempo instável e sujeito à chuva ainda persiste, porém, diminuindo gradualmente ao longo do dia. Em relação às temperaturas, valores mais amenos são esperados em toda a metade sul, esquentando um pouco nas áreas ao norte no período da tarde.
Nesta terça-feira as condições de instabilidade diminuem mais significativamente na região do Paraná e sul do país. Uma frente fria se afasta mais da região e na retaguarda um ar mais seco e menos aquecido avança até o estado. Em parte do setor leste, se espera ainda uma maior variação de nuvens com alguma chuva leve chuvisco, por conta dos ventos úmidos que sopram do oceano até o continente.
A partir de quarta-feira, uma nova frente fria avança pelo mar na altura do sul do país. Isto favorece novamente o retorno das chuvas sobre o Estado. Para os proximos 6 a 15 dias, as taxas de instabilidade da atmosfera, com umidade e calor presentes, favorecem para um período com chuvas na região sul do Brasil. Com isso, segue a previsão de algumas chuvas pelo menos até 16/10.