Londres, 06/12/2022 - Logo depois que os tanques russos invadiram o leste da Ucrânia, três dos maiores operadores agrícolas do país perderam extensões de terra equivalentes a mais de duas vezes a área da cidade de Nova York. Segundo relatos, as terras estariam nas mãos da empresa familiar do ex-ministro da Agricultura russo Alexander Tkachev.
As empresas ucranianas dizem que a empresa Tkachev, Agrocomplex, conquistou os direitos sobre cerca de 162 mil hectares, tornando-se uma das maiores operadoras agrícolas da Ucrânia. As agências de inteligência militar e civil da Ucrânia e o Ministério Público do país estão investigando a suposta expropriação, de acordo com documentos analisados pelo Wall Street Journal. Outras terras ucranianas já haviam se tornado alvo de disputas.
Empresas agrícolas da Ucrânia, como a HarvEast Holding, a Nibulon e a Agroton Public já acusaram antes a Agrocomplex de expropriar suas terras. O confisco de terras ameaça colocar grande parte de uma das maiores safras de grãos do mundo sob controle russo. As medidas visam aumentar a alavancagem econômica global de Moscou, particularmente nos países em desenvolvimento que há muito dependem da produção de grãos ucranianos e russos para alimentação.
Fonte: Dow Jones Newswires