Novidade! Melhoramento genético traz variedade de beringela precoce e sem espinhos
O objetivo da ciência é sempre melhorar a qualidade de vida do ser humano. Para isso, ela melhora produtos, cria variedades de alimentos e apresenta soluções que facilitam o cultivo e a produtividade.
Foi com esse objetivo que a Agristar do Brasil, empresa referência em desenvolvimento de sementes para horticultura, decidiu investir no melhoramento genético para trazer uma nova variedade de beringela precoce e sem espinhos.
A novidade foi apresentada recentemente na Hortitec, no Open Field Day, o dia de campo da empresa.
O cultivo da berinjela é feito, principalmente, por pequenos e médios produtores provenientes da agricultura familiar e com o passar dos anos, a cultura ficou ultrapassada, carente de novas cultivares.
Roberto Araújo, especialista da empresa afirma que a nova variedade, batizada de Innova, faz parte da linha Topseed Premium da empresa.
"É um material híbrido que traz qualidade de fruto, uma planta mais precoce - que pode ser colhida com 25 a 30 dias de antecedência em comparação com variedades de ciclo normal", conta.
Além disso, acrescenta, ela é robusta, tolera climas adversos e traz mais produtividade.
O que se vê no mercado e uma nova geração de produtores, mais jovem, que trabalha com o conceito de rapidez de colheita e a Innova proporciona isso.
"Com a novidade, aquela produção que precisava de 8 a até 10 meses para atingir o seu teto de produtividade, chega em bem menos tempo. "As vantagens dessa aceleração são a eliminação de riscos, como fatores climáticos, pragas e doenças", diz, acrescentando que o custo reduzido também se reflete na hora da venda.
Aprovada no campo
A diferença da nova variedade se confirma na produção. Na lavoura do agricultor Ruan Carlos Simões na região de Itaqui, pertencente ao município de Mogi Guaçu/SP, por exemplo, o produtor começou a colher com 55 dias e hoje, com 75, 80 dias de transplante, está chegando na quinta colheita.
"Enquanto isso, na área do material testemunha, a primeira colheita começou na semana passada”, informa Roberto Araújo.
A comercialização do produto é outro ponto importante. Segundo Araújo, o produtor tem enviado à Ceasa a nova variedade separada das outras cultivares para verificar qual a diferença na recepção do comprador.
"A Innova tem um fruto mais escuro, totalmente sem espinhos, firme, brilhante e com um cálice verde que dá a sensação, para a dona de casa, de um fruto fresco. Isso é muito relevante, porque o produto tem que ser bom no campo e, também, na hora da comercialização”, enfatiza o especialista.
Outra vantagem observada é que a cultivar é mais pesada que as demais. "Isso impacta muito na venda ro produto", salienta.
Depois que o feirante e o comprador do supermercado e do sacolão vão buscar sua mercadoria e vêem essa diferença, eles não comercializam mais em caixa, mas por peso o produto.
"Cada caixa da nova variedade tem uma média de 3 quilos a mais que o material tradicional, que vira lucro na hora da venda”, comemora.
Na região do produtor Ruan, o semeio tem início a partir de agosto e vai até março, abril, e quando começa a época mais fria, mesmo assim o produtor consegue atravessar o ano inteiro colhendo e produzindo.
Mas a berinjela Innova é posicionada para o Brasil todo, sempre respeitando a janela de plantio de cada região, sempre apresentado resultados muito parecidos.
Sobre a Agristar
Com mais de 60 anos de existência, a Agristar, empresa que desenvolveu a variedade, é uma das maiores empresas do país no desenvolvimento, produção e comercialização de sementes de hortaliças e frutas.
A empresa atua no mercado profissional com as linhas Topseed Premium, Topseed, Superseed e TSV Sementes.
Já no segmento de jardinagem, hobby e lazer, atua através das linhas Topseed Garden e TSV Sementes.
Com capital 100% nacional e com uma ampla e moderna infraestrutura, a Agristar tem orgulho em conhecer a sua terra e assim desenvolver e testar produtos de alto desempenho.
Sediada em Santo Antônio de Posse (SP), a empresa possui quatro estações experimentais e uma unidade de pesquisa e melhoramento estrategicamente localizadas nos estados de SP, MG, SC e RN, que asseguram o desenvolvimento de produtos adaptados para os mais diversos climas e regiões.
Para mais informações sobre o novo produto, acesse o site da empresa: www.agristar.com.br.
Infomações sobre outros produtos da Agristar estão também nas redes sociais da empresa, como o Facebook e o Instagram: @agristardobrasil
TAGS:
Comentários
Leia também
-
Semana inicia com soja abrindo em queda e milho estável em Chicago
2024-11-25 10:34:00 -
Última semana de novembro com calor em grande parte do país e chuva típica de primavera-verão
2024-11-25 08:44:00 -
Cotações internas e externas da soja recuam
2024-11-25 08:28:00 -
Clima favorece colheita de feijão
2024-11-25 08:20:00 -
Leve aumento de oferta limita valorizações da mandioca
2024-11-25 08:13:00 -
Menor interesse comprador interrompe altas de preços do milho
2024-11-25 08:08:00 -
Novembro de 2024 teve clima bem mais ameno que o de 2023
2024-11-23 07:00:00 -
Clima segue favorável para o plantio de soja
2024-11-23 07:00:00 -
Paraná finaliza colheita de cevada com 286 mil toneladas
2024-11-22 11:08:00 -
Abiove projeta aumento de 9,4% na produção de soja no Brasil em 2025
2024-11-22 10:24:00