A queda das temperaturas beneficiou o perfilhamento de lavouras gaúchas em estágio inicial, mas preocupa os produtores com áreas em floração, como por exemplo, o trigo.
Neste final de semana (17 e 18/08), o tempo seco e quente predomina sobre a maior parte da Região. Porém, na próxima segunda (19/08) tem previsão para o avanço de uma nova frente fria pelo Sul, que deve provocar chuvas entre o interior gaúcho e a metade sul do Paraná.
O sistema vai paralisar atividades no campo, mas por outro lado, as chuvas ajudam na manutenção da umidade no solo.
O sistema vai manter as instabilidades concentradas sobre a região Sul durante a maior parte da semana e no Rio Grande do Sul algumas áreas devem receber acumulados maiores de 100mm.
A sanidade das lavouras está satisfatória de maneira geral. Há alguma ocorrência de doenças e necessidade de aplicação de fungicidas para controle preventivo, de acordo com a Emater/RS.
Os produtores realizam adubação nitrogenada em cobertura e aplicação de herbicidas para controle de invasoras nas lavouras semeadas no final do período recomendado, principalmente para controle do azevém.
A área cultivada de trigo, conforme dados da Emater/RS-Ascar, é de 1.312.488 hectares, e a produtividade prevista de 3.100 kg/ha.
O desenvolvimento da cultura avançou, e 8% da área está em floração no Estado, mas ainda em menor percentual se comparado a safras anteriores.
Enquanto, isso a nova onda de calor se estabelece na região central.