Os contratos negociados com milho na Bolsa de Chicago (CBOT), inciaram a manhã de terça-feira, 11/02, em linha com o fechamento anterior, a U$ 6,53/maio. A BMF trabalha em R$ 78,00/maio (-0,8%) e R$ 79,00/ julho (-0,8%).
Ainda hoje, vão divulgar o relatório mensal de oferta e demanda. Analistas estimam os estoques finais norte-americanos desta temporada em 33,5MT, abaixo das 34,0MT previstas no relatório de março.
De acordo com o analista de mercado, Camilo Motter, da Corretora Granoeste, de Cascavel/PR, para os estoques globais também é esperado um novo corte, desta vez em torno de 1,5MT ante a previsão do mês passado, que era de 296,5MT.
Além disso, a safra brasileira está avaliada em 126,4MT, acima das 125,0MT previamente estimadas.
Já na Argentina são esperados novos cortes, podendo cair para 37,0MT, ante 40MT do relatório de março.
O plantio de milho nos EUA chega a 3% com dados coletados até domingo, ante 2% do mesmo ponto do ano passado e também 2% de média histórica. O mercado espera algo como 5%.
As exportações de milho norte-americano seguem bastante atrasadas. No acumulado da temporada, foram despachadas 20,1MT, contra 32,0MT de mesmo intervalo da estação anterior. A tendência é que os embarques dos EUA ganhem melhor ritmo neste período, pelo menos até julho, quando o Brasil permanece praticamente ausente do mercado externo.
De acordo com a CONAB, a colheita de milho verão em território nacional chega a 51,2%, ante 47,6% da semana passada e 56,7% de mesma data no ano anterior.
Ainda, segundo a CONAB, o plantio de milho safrinha atinge 98,9%, ante 96,3% da semana passada e 99,8% do mesmo ponto do ano passado.
Mercado interno se mantém lento, com preços enfraquecidos e baixa atividade de comercialização.
Aumento do interesse vendedor, avanço da colheita de verão e bom aspecto das lavouras de safrinha revelam um quadro de oferta confortável.
No entanto, as atenções seguem focadas nos meses à frente quando o comportamento climático será decisivo para a determinação da produtividade. Principalmente neste ano em que boa parte das lavouras foram semeadas mais tardiamente.
Teor de umidade do algodão é ponto-chave no momento da colheita
Mercados nacional e internacional têm quedas nos preços do trigo
Portaria estabelece o estado de Roraima como área sob quarentena para Mosca-da-Carambola