Os contratos futuros negociados com soja na Bolsa de Chicago operam em queda de 24 cents, a U$ 14,73/agosto neste momento, manhã de terça-feira. Depois dos bons ganhos da sessão anterior, fundos e investidores optam por vendas diante da evolução da safra norte-americana que, na visão do USDA, se mostram melhores do que imaginado pelos participantes.
– De acordo com levantamento do USDA, divulgado no fim da tarde de ontem, 61% das áreas de soja são consideradas boas/excelentes, queda de apenas um ponto em relação à semana anterior. O mercado esperava queda de algo entre 2 e 3 pontos percentuais. Na mesma semana do ano passado o índice era de 60%. As áreas tidas como regulares somam 29% e as ruins/péssimas, 10%. No mesmo ponto de 2021 estes índices eram, respectivamente, 29% e 11%. O mercado seguirá atento aos boletins climáticos, bem como nos próximos levantamentos das condições de desenvolvimento da safra.
– Ainda de acordo com o USDA, 48% das lavouras entraram em floração, ante 61% da mesma data do ano passado. Enquanto isto, 14% estão na fase de formação de vagens, contra 21% do mesmo ponto de 2021.
– Os investidores ainda veem o cenário pela frente com muito receio; por esta razão optam por ativos de menor risco. Bolsas ao redor do mundo, tanto de ativos financeiros quanto de commodities refletem esta postura mais defensiva. O petróleo volta a cair nesta jornada, depois de ganhos apurados na sessão anterior.
– Em outro relatório, ontem o USDA informou ter inspecionado o embarque de 0,36MT de soja na última semana – em mais uma demonstração da lentidão dos embarques deste ano e crescentes dúvidas sobre a demanda. Na temporada, o total despachado chega a 52,5MT, ante 57,9MT do mesmo período do ciclo passado.
– O mercado doméstico volta a ser pressionado pelas perdas na bolsa norte-americana. A tendência segue de monotonia geral, com negócios apenas pontuais, ao mesmo tempo em que os produtores observam de perto o desemprenho da safra dos EUA. Dificuldades com o clima podem promover rallies de preços até fins de agosto/início de setembro.
– Prêmios no spot são cotados na faixa de 135 /150. Indicações de compra entre R$ 182,00/183,00 no oeste do estado; entre R$ 191,00/193,00 em Paranaguá – dependendo do prazo de pagamento e, no interior, também do local de embarque.