Em 2019, ano da última edição da festa, o super queijo de Ipanema chegou a 2.284 quilos e, neste ano, bateu o próprio recorde: 2.453 quilos, quase duas toneladas e meia. O doce de leite também quebrou o próprio recorde, de 828 quilos, em 2019; para 873 quilos agora, em 2022.
O queijo e o doce de leite desfilaram pela cidade em carro aberto no sábado (18) e, em seguida, foram cortados e distribuídos gratuitamente para a população na Praça Coronel Calhau. A festa foi realizada em parceria com o laticínio Dois Irmãos e a fábrica de doces Nhá Nair. Para a pesagem do queijo e do doce de leite, a auditoria foi realizada pelo Rank Brasil.
“Foi uma festa muito organizada. O concurso de queijo foi muito concorrido e reuniu gente de diferentes cidades. Quanto ao melhor queijo da região, a escolha foi muito difícil porque a qualidade estava alta", disse o assessor da diretoria do Sistema FAEMG, Antônio Carlos Álvares (Toninho de Pompéu).
O supervisor do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), Ricardo Lignani, e o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Ipanema, Célio Ribeiro Soares, também marcaram presença no evento.
Célio Soares destacou que a cidade é uma importante bacia leiteira do Vale do Rio Doce. “Com 20 mil habitantes, Ipanema tem como propulsor da economia a pecuária leiteira. A cidade é nacionalmente conhecida pela produção do queijo gigante e, neste ano, realizou a maior edição do evento. Nós, do Sindicato Rural, ficamos felizes em contribuir para a capacitação e qualificação dos nossos produtores rurais e da pecuária leiteira e de outras cadeias também”.