Levantamento de custos da suinocultura acontece em maio
Reuniões realizadas de forma online estão divididas por ciclo produtivo. Participação dos pecuaristas é fundamental para compor um quadro real do setor
O ciclo de reuniões para levantamento dos custos de produção da suinocultura do Paraná acontece nos dias 4, 5 e 6 de maio (confira tabela abaixo). O tradicional levantamento promovido pelo Sistema FAEP/SENAR-PR tem por objetivo compor o quadro real dos custos enfrentados pelos pecuaristas do Estado. Posteriormente, esse dados permitem que os suinocultores possam negociar com as agroindústrias.
A exemplo do que ocorreu no ano passado, as reuniões para o levantamento de custos da suinocultura serão divididas de acordo com o ciclo produtivo: Crechário; Unidade Produtora de Leitões Desmamados (UPD); Unidade Produtora de Leitões (UPL); Unidade Produtora de Terminados (UPT) e Ciclo Completo. Como o formato será online, não existe a necessidade de regionalizar a participação dos produtores. Para os pecuaristas que forem participar e necessitam de ajuda para acessar a reunião online, os sindicatos de Arapoti, Toledo e Pato Branco estão à disposição para dar suporte.
São esperados nestes encontros, além dos produtores rurais, indústrias, representantes comerciais e técnicos agropecuários. Os criadores devem levar dados detalhados dos gastos e receitas na propriedade, como contas de água, energia elétrica, custos com medicamentos, combustível, ração, holerite dos funcionários, pró-labore, além do valor recebido pelos animais na entrega dos lotes. Vale lembrar que esses documentos ficam com o proprietário, que repassará somente as informações durante a reunião.
Sobre os encontros para o levantamento de custos da avicultura, as informações serão divulgadas em breve.