A Itaipu Binacional e o Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) definiram a atuação conjunta em duas frentes, durante a programação do Show Rural Coopavel. As ações abrangem a elaboração de um plano energético para o campo e a concepção e execução de projeto educacional, a ser realizado no município de Toledo (PR).
As parcerias foram definidas durante reunião entre o diretor-geral brasileiro da binacional, general Joaquim Silva e Luna, e o presidente do POD, Danilo Vendruscolo. Também participaram do encontro o superintendente do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), general Eduardo Castanheira Garrido Alves, e o vice-presidente da Coopavel, Jeomar Trivilin.
Danilo Vendruscolo explicou que a Itaipu Binacional participará de grupo de trabalho responsável por elaborar um plano de suficiência e qualidade energética para o campo, destinado aos 54 municípios da Região Oeste. O grupo incluirá, ainda, representantes de cooperativas, sindicatos e de grandes empresas da região.
A produção desse estudo é resultado de entendimento firmado entre o POD e o presidente da Copel, Daniel Pimentel Slaviero, em agenda do programa no Show Rural. O objetivo é desenvolver na região um projeto-piloto de energia elétrica, a partir das demandas de produtores rurais e da agroindústria do Oeste nos próximos cinco anos.
O segundo projeto debatido entre o presidente do POD e o general Joaquim Silva e Luna pretende manter, parque tecnológico Biopark, projeto educacional no contraturno escolar. Duas turmas de estudantes da rede pública de educação - dos ensinos Fundamental e Médio - serão beneficiadas, recebendo conteúdos de inovação e empreendedorismo.
"São dois projetos extremamente relevantes. Primeiro, queremos garantir energia fornecida pela Copel suficiente e com qualidade para a nossa agroindústria e produtores rurais", relatou o presidente do POD. "A segunda parceira com a Itaipu é na educação, e será um grande desafio que pretende transformar a vida de crianças e jovens pelo conhecimento", frisou Danilo Vendruscolo.