Uma nova frente fria passa pelo litoral do Rio Grande do Sul espalhando nuvens carregadas e aumentando as condições para chuva neste estado e em Santa Catarina.
Uma grande massa de ar seco e quente se expande e se intensifica sobre o Brasil. Esta massa de ar é associada a presença de uma grande alta pressão atmosférica sobre o interior do país que dificulta o crescimento de grandes nuvens e a ocorrência de chuva sobre o interior do Nordeste, no Tocantins, no Centro-Oeste e no Sudeste.
A onda de calor está ganhando força sobre o Brasil e a temperatura segue em elevação.
O ar quente úmido predomina sobre a Região Norte e nuvens carregadas se formam sobre a maior parte da Região provocando pancadas de chuva.
A primavera começa astronomicamente às 3h50 do dia 23 de setembro, hora de Brasília.
A Climatempo alerta para a intensificação do calor na maioria das áreas do país neste fim de semana, 23 e 24 de setembro de 2023
Previsão do tempo para o Brasil para 22/09/2023 -sexta-feira
Região Sul
A presença de fortes correntes de ar quente e úmido vindos do Norte para o Sul do Brasil e o deslocamento de uma nova frente fria pelo litoral do Rio Grande do Sul geram mais áreas de instabilidade sober parte da Região Sul.
Na fronteira com o Uruguai, no centro-sul e no leste do Rio Grande do Sul, as nuvens carregadas começaram a se formar desde a madrugada provocando chuva. O dia segue instável, com risco de chuva forte a qualquer hora. No oeste e norte do Rio Grande do Sul.
Em Santa Catarina e também no sudoeste, sul e leste do Paraná, incluindo a Curitiba e Foz do Iguaçu, sol ainda predomina pela manhã e ocorrem pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Pode chover com moderada a forte intensidade e há risco de raios.
No oeste, centro e norte do Paraná, o sol predomina e o ar fica seco, além do calor ser intenso durante a tarde, com temperaturas entre 35°C e 39°C.
Região Sudeste
Uma grande massa de ar quente e seco se intensifica sobre o Sudeste do Brasil deixando o ar mais seco. A maioria das áreas da Região passa um dia com sol forte e poucas nuvens, sem condições para a chuva. O calor é bastante intenso durante a tarde, com temperaturas que podem alcançar marcas entre 37°C e 40°C em grande parte do interior de São Paulo, no centro-oeste e norte de Minas Gerais e em algumas áreas do estado do Rio De Janeiro.
Há chance de recorde de calor para este ano em São Paulo.
O estado do Espírito Santo tem sol o dia todo, mas algumas pancadas de chuva ainda ocorrem no litoral e no norte capixaba
Região Centro-Oeste
A grande massa de ar quente e seco que se intensifica sobre o interior do Brasil influencia toda a Região Centro-Oeste. Os níveis de umidade do ar estão em queda e as temperaturas seguem em elevação. O calor é intenso na maior parte do dia, com temperaturas que superam os 40°C em Goiás, Mato Grosso do Sul e em Mato Grosso.
Praticamente todo o Centro-Oeste tem um dia com sol forte, poucas nuvens e sem condições para chuva.
Há possibilidade de pancadas de chuva na divisa de Mato Grosso com o Amazonas e Rondônia.
Entre as capitais, a maior chance de recorde de calor para este ano nesta sexta-feira é em Campo Grande.
Temperatura entre 38°C e 41°C podem ocorrer em Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Região Nordeste
O ar seco e quente predomina sobre a Região Nordeste. A baixa umidade do ar inibe o crescimento de grandes nuvens. A maior parte da Região tem um dia com sol forte, muito calor e sem condições para chuva.
Algumas pancadas de chuva ocorrem no decorrer do dia no Litoral, na Zona da Mata e no Agreste, desde o Rio Grande do Norte até o sul da Bahia. Mesmo assim, essas regiões continuam tendo períodos com sol na maior parte do dia. Há possibilidade de um pouco de chuva também no sertão de Sergipe e de Alagoas.
No norte, no centro-oeste e no litoral do Maranhão, no litoral do Piauí do Ceará, o sol aparece o dia todo e ocorrem algumas pancadas de chuva, de forma passageira.
Temperaturas entre 38°C e 41°C devem ser registradas no interior do Maranhão e do Piauí
Região Norte
O ar úmido e quente predomina sobre o Norte do Brasil, o que permite a formação de nuvens carregadas em quase toda a Região.
Todo o estado do Tocantins e a porção sudeste do Pará estão dentro de uma massa de ar seco. Essas regiões têm bastante sol ao longo do dia e permanecem sem chuva. O calor é bastante intenso e pode alcançar 40°C em áreas do Tocantins.
Nuvens carregadas se formam sobre os demais estados e provocam pancadas de chuva com raios, à tarde e à noite. A maioria destas pancadas são de curta duração e em pequenas áreas.
A chuva mais intensa é esperada para Roraima, Amapá e litoral do Pará