Já estão abertas as inscrições para o curso sobre comércio internacional e agricultura para a região do Sistema de Integração Centro-Americana (SICA), voltado para funcionários públicos e pessoas que trabalham no setor privado que queiram aprofundar seus conhecimentos sobre política comercial internacional vinculadas ao comércio agrícola regional.
O curso gratuito será realizado em modalidade virtual e autônoma pela plataforma de formação on-line da SIECA e tem descontos limitados. Os interessados devem se candidatar ao curso de Introdução sobre Política Comercial Internacional orientado para o setor agrícola até 26 de maio.
Os nomes dos 40 participantes selecionados serão divulgados no dia 1º de junho e o curso será realizado de 3 de junho a 2 de julho, com dedicação semanal de 3 horas (total de 12 horas) para a leitura dos materiais disponíveis na plataforma e a participação nos foros de debate.
Entre os objetivos do curso, dividido em quatro módulos temáticos, estão o fortalecimento das capacidades para a análise da conjuntura econômica internacional, a gestão de diferentes temas vinculados à integração regional, como um instrumento de inserção internacional, e a introdução a novos temas do comércio internacional, especialmente os vinculados à agricultura com impacto na região do SICA.
No curso, também serão abordados os diferentes instrumentos de políticas comerciais, bem como o funcionamento do sistema multilateral de comércio e o desenvolvimento de mega-acordos comerciais no setor agrícola. Os interessados em participar do curso devem possuir título universitário no nível de bacharelado ou superior em Direito, Economia, Administração, Engenharia Agrícola ou Alimentar, Relações Internacionais, Comércio Exterior ou carreiras afins.
Além disso, devem ter pelo menos três anos de experiência profissional no setor público, privado ou acadêmico em atividades relacionadas ao comércio exterior, à agricultura ou atividades relacionadas à integração econômica centro-americana.
Sobre o IICA
É o organismo internacional especializado em agricultura do Sistema Interamericano. Sua missão é estimular, promover e apoiar os esforços de seus 34 Estados-membros para alcançar o desenvolvimento agrícola e o bem-estar rural, por meio da cooperação técnica internacional de excelência.