Mercados de grão na CBOT iniciam o pregão noturno em alta, mas não conseguem sustentar os ganhos! Os futuros da soja que operavam com ganhos moderados durante a noite, encerraram o pregão com estáveis, muito próximo do fechamento do dia anterior.
Hoje tivemos a publicação do relatório semanal do USDA, onde o mesmo reportou um aumento no volume de soja negociada na semana passada, somando 1,3MT, mais de 1MT acima do volume negociado na semana anterior.
Esse incremento nas vendas é reflexo dos preços nos EUA que hoje são mais atrativos do que o Brasil para as janelas de setembro, outubro e novembro.
O aumento nas exportações pode fornecer um bom suporte aos preços. Para o farelo de soja tivemos alta frente a preocupações com as greves na Argentina, com isso o farelo encerrou o dia com valorização de 0,92%; já o óleo foi no sentido oposto e encerrou com queda de 0,95%.
Trigo e milho negociavam no positivo no pregão noturno, repercutindo novos ataques da Rússia a portos ucranianos, porém ao longo do dia ambos acabaram virando para o negativo ao longo do pregão, conforme o mercado ia ponderando os reais impactos desses ataques.
Com isso ambos encerraram com consideráveis perdas. Trigo encerrou com queda de 1,22% e o milho com queda de 1,57%.
Na B3 os futuros de milho negociam com ganhos nesta tarde. O contrato com vencimento setembro se valorizou em 0,92% e encerrou cotado a R$60,27/sc, alguns fatores somados podem ter sido as causas dessa movimentação: a alta de ontem na CBOT, a alta do dólar contra o real nos últimos dois dias, a leve alta do indicador ESALQ.
O bom humor voltou aos mercados globais! Em dia motivado por indicadores econômicos, bolsas reagem de maneira satisfatória, os principais destaques de dados foram: PIB do Reino Unido e do Japão vieram acima da leitura anterior e dados de varejo na China vieram acima das expectativas e do mês passado.
Na Ásia o destaque de alta ficou com a bolsa chinesa de Shanghai, que subiu 0,94%. Na Europa, as principais bolsas fecharam com alta média de mais de 1% e o Euro Stoxx 50 acumulou alta de 1,69%.
No Brasil, o IBOVESPA se encaminha para encerrar mais um pregão em alta após renovar a máxima histórica!! No momento o índice sobe 0,66% e acumula 8 pregões consecutivos de alta!
Agora vale redobrar a atenção, pois o mercado parece cansado e sugere um movimento de correção após alcançar a máxima de 2023.