Uma frente fria se formou no Sul do Brasil na quarta-feira, 12, junto com um ciclone extratropical. Nesta quinta-feira, as nuvens carregadas do ciclone ficam sobre parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Além disso, as áreas de instabilidade da frente fria avançam rapidamente sobre o Centro-Oeste e o Sudeste causando pancadas de chuva em várias áreas.
Com diferentes velocidades, o ciclone extratropical provoca rajadas de vento moderadas a fortes no Sul, no Sudeste e no Centro-Oeste. O ar seco ainda predomina sobre o Nordeste. A passagem da frente fria ajuda a formar nuvens carregadas em parte do Norte do Brasil
Já choveu na madrugada em todo o Sul e pela manhã, ainda chove no Paraná e em Santa Catarina. No decorrer da tarde, o tempo firma, no centro, norte e leste do Paraná e no nordeste catarinense com sol e diminuição da nebulosidade. As demais áreas do Paraná e o centro-oeste de Santa Catarina continuam com muitas nuvens e condições para chuva até a noite, mas a chuva não é intensa.
Na maioria das áreas do Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina, as nuvens do ciclone extratropical deixam o céu nublado e provocam chuva que pode ser forte. A chuva mais volumosa ocorre no sul gaúcho.
Há risco de fortes rajadas de vento em toda a Região.
O ar frio de origem polar entra na Região Sul no decorrer do dia e a temperatura vai baixando durante a tarde e à noite
As nuvens de uma frente fria se espalham sobre São Paulo, pelo Sul de Minas e Sul do Rio De Janeiro e algumas pancadas de chuva ocorrem no decorrer do dia.
O restante do Sudeste ainda tem sol, algumas nuvens e muito calor para esta época do ano
Há risco de fortes rajadas de vento, que podem chegar aos 90 km/h, no sul e leste de São Paulo, no sul e pontos altos da serra fluminense.
Temperatura em declínio no estado de São Paulo.
O sol, o calor e o ar seco ainda predominam no Distrito Federal, na maioria das áreas de Goiás e no leste/nordeste de Mato Grosso.
No sul de Goiás e no restante da Região Centro-Oeste podem ter pancadas de chuva e raios por causa da rápida passagem de uma frente fria. Mas o sol aparece, apesar do grande aumento da nebulosidade em relação aos últimos dias. Há risco de rajadas de vento moderadas a fortes.
Atenção para os níveis de umidade do ar baixos variando de 21% a 30% no Distrito Federal, na maioria das áreas de Goiás e no leste e nordeste de Mato Grosso.
O ar seco predomina no Nordeste do Brasil e quase toda a Região tem um dia com poucas nuvens, muito sol e sem chuva.
Além disso, algumas pancadas de chuva com raios podem acontecer a partir da tarde no litoral, oeste e no norte do Maranhão.
Pancadas de chuva fracas a moderadas devem ocorrer no litoral desde o leste do Rio Grande do Norte até o litoral norte da Bahia.
Quinta-feira com sol forte e ar seco no Tocantins, no sudeste e leste do Pará.
Há previsão de pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e à noite nas demais áreas da Região Norte, mas em pequenas áreas e com a presença do sol.
A passagem de uma frente fria ajuda a aumentar a nebulosidade e as condições para chuva em Rondônia e no Acre.