Evento coordenado pelo professor Marcelo Ferreira reuniu 50 participantes em palestras sobre formulação e aplicação de adjuvantes no tratamento fitossanitário
Com o intuito de promover a troca de experiências entre especialistas e o público por meio de palestras técnicas, o professor Marcelo da Costa Ferreira, da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV) da Unesp Jaboticabal, coordenou o “Curso Sobre Adjuvantes: da Formulação à Aplicação”. O evento foi realizado nos dias 20 e 21 de maio, no campus da FCAV, com organização da Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Extensão (Funep).
O foco do curso foi o aprofundamento dos conhecimentos sobre os diferentes elos da cadeia dos adjuvantes voltados ao tratamento fitossanitário. Todas as 50 vagas disponíveis foram preenchidas, com presença de estudantes de graduação e pós-graduação, consultores e representantes do setor produtivo.
Ao longo das 16 horas de programação técnica, foram realizadas quatro palestras, com sessões nos períodos da manhã e da tarde. A palestra de abertura foi ministrada pela pesquisadora Poliana Aleixo Padula, que tratou da tipologia, classificação e funcionalidade dos componentes das formulações, além da escolha de matérias-primas e suas interações com ingredientes ativos químicos. Também foram abordados aspectos da formulação que influenciam a dinâmica dos produtos fitossanitários.
Em seguida, a pesquisadora Poliana Cardoso-Gustavson apresentou temas ligados a agentes microbiológicos, qualidade das matérias-primas e estratégias para estabilização de formulações. Sua palestra incluiu os desafios para obter formulações livres de contaminantes e os mecanismos de infecção e mortalidade de organismos-alvo, auxiliando no controle fitossanitário por meio de microrganismos.
No segundo dia, a Dra. Fernanda de Oliveira Barreto Costa abriu a programação com uma palestra sobre processos físico-químicos da aplicação, com destaque para a formação de gotas, transporte, deposição e absorção de ingredientes ativos. Também foram discutidos testes e parâmetros que contribuem para a seleção de produtos mais eficazes em campo.
Fechando a programação, Camila Ribeiro Caetano apresentou a funcionalidade dos adjuvantes no condicionamento da água, estabilização das caldas e compatibilidade de produtos no tanque. A exposição também destacou a preservação dos ingredientes ativos e a manutenção da performance das formulações.
Segundo o professor Marcelo Ferreira, o curso aprofundou temas já abordados no VII Congresso Brasileiro de Fitossanidade, realizado em 2024, e que terão continuidade no V Workshop sobre Adjuvantes em Caldas Fitossanitárias, programado para os dias 31 de julho e 1º de agosto de 2025. “Notamos grande interesse de pesquisadores, estudantes e profissionais. A promoção do curso é uma forma de contribuir para a disseminação do conhecimento em uma área fundamental para o aumento da produtividade e a sustentabilidade da agricultura brasileira”, afirmou.