A avicultura comercial brasileira começa a sentir na cadeia comercial o impacto da presença do vírus da gripe aviária no seu território. Nesta quarta-feira, 28/06, o governo do Japão anunciou a suspensão temporária da importação de aves vivas e carne de aves oriundas do estado do Espírito Santo.
O Ministério da Agricultura, Florestas e Pescas japonês emitiu o comunicado após a confirmação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) no dia 27/06 sobre a detecção do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP-H1N5) em uma criação de subsistência no município da Serra/ES.
Em nota, o Ministério da Agricultura Japonês afirmou que a atitude é para evitar a propagação desta doença para o Japão. A preocupação dos japoneses é que as aves vivas criadas no Japão sejam infectadas com o vírus e também para fins de sanidade alimentar.
Nem o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e nem a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) se posicionaram oficialmente sobre o assunto até o momento.