Uma grande massa de ar seco continua sobre o Brasil e deixa quase todo o país com pouca nebulosidade e sem condições para chuva. Esse ar seco pode ser observado em todas as Regiões do país.
De acordo com pesquisadores do Climatempo, u ma frente fria avança sobre o sul do Rio Grande do Sul trazendo nuvens de chuva para a região.
Nuvens carregadas crescem em vários locais do norte da Região Norte do Brasil, onde há muita umidade de calor. Nuvens de chuva se formam pela litoral do Nordeste devido ao acúmulo de umidade provocado por ventos marítimos moderados.
Uma forte massa de ar frio de origem polar está sobre o oceano e leva ventos frios para o interior do Sul e do Sudeste.
Uma frente fria passa pelo litoral sul do Rio Grande do Sul e provoca muitas nuvens e pancadas de chuva moderadas nesta região no decorrer desta quarta-feira. A nebulosidade aumenta também na Campanha Gaúcha e pode chuviscar pela manhã. Nuvens de chuva fraca crescem no litoral de Santa Catarina.
O ar seco predomina sobre as demais áreas da Região Sul e o tempo fica firme, com muito sol e poucas nuvens.
Há condições para nevoeiro no começo da manhã no leste do Paraná. Pode gear na serra catarinense ao amanhecer.
Quase toda a Região Sudeste tem mais um dia com muito sol, pouca ou nenhuma nebulosidade. O dia ainda amanhece bastante frio porque uma grande e forte massa de ar frio que está sobre o oceano leva ventos frios para o interior do Sudeste. Este ar frio está se afastando do Brasil e o frio diminui nesta quinta-feira.
Tem previsão de muitas nuvens e chuva fraca no litoral do Espírito Santo. No Vale do Rio Doce (MG), o sol aparece entre muitas nuvens.
Além disso, pode gear ao amanhecer nas áreas mais altas da Serra da Mantiqueira, na divisa entre São Paulo e Minas Gerais.
O amanhecer desta quarta-feira pode ser o mais frio deste ano, até agora, nas capitais Rio De Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.
Uma grande massa de ar seco influencia o interior do Brasil e deixa todo o Centro-Oeste com baixa umidade no ar. Por isso, quase nenhuma nebulosidade consegue se formar sobre a Região e não há condições para chuva.
O Centro-Oeste é novamente a Região mais seca do país, com níveis de umidade entre 11% e 30% por várias horas, o que é prejudicial para a saúde.
Faz bastante calor à tarde no Centro-Oeste, com temperaturas acima dos 30°C, mas a noite e o amanhecer são com temperaturas amenas.
Sol e tempo seco predominam sobre o interior do Nordeste. Quase toda a Região tem um dia com algumas nuvens e sem condições para chuva.
Além disso, pancadas de chuva e períodos com sol ocorrem na faixa litorânea e na zona da mata desde o sul da Bahia até o leste do Rio Grande do Norte.
O litoral da Bahia tem chuva mais frequente e maior quantidade de nuvens. A chuva ocorre com raios no litoral do Maranhão
Mais um dia com muito sol, calor e tempo seco no Tocantins, no centro, sul e leste do Pará, em Rondônia, no Acre e no sul do Amazonas.
As demais áreas da Região Norte têm períodos com sol e pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e à noite. Chove a qualquer hora em Roraima, no litoral do Pará e do Amapá.
Há risco de chuva moderada a forte em Roraima, no litoral do Amapá e do Pará.
Fonte: Climatempo
Com o El Niño formado, entenda o impacto do sistema climático para o agronegócio