Nesta quarta-feira (30), agentes e produtores do setor orizícola estiveram reunidos na Expointer, em Esteio/RS, para duas reuniões ordinárias das câmaras setoriais das cadeias produtivas de Arroz e das Culturas de Inverno. Nas duas ocasiões, a
Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apresentou dados atualizados de conjuntura, com informações e análises de mercado dos cereais.
A Câmara Setorial é um evento da cadeia produtiva feito pelo
Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que tem a participação da Conab e de outros entes públicos, além de produtores e indústrias do setor. Neste ano, as reuniões foram incluídas na programação da Feira Expointer, que ocorre entre os dias 26 de agosto e 3 de setembro, em Esteio, no Rio Grande do Sul.
Na 69ª Reunião Ordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Arroz, realizada na parte da manhã, o gerente de Produtos Agropecuários da Conab, Sergio Santos, abordou temas como o desenvolvimento da produção, os mercados nacional e internacional, níveis de estoques, quadro de suprimento, exportação e importação, preços e a rentabilidade ao produtor. Já na 72ª Reunião Ordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva das Culturas de Inverno, que ocorreu na parte da tarde, o gerente destacou o quadro de suprimentos mundial, a evolução do mercado internacional e doméstico, e ainda o panorama da oferta e demanda nacional.
Durante feira, a Conab está presente em dois estandes: no pavilhão Internacional, com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), e no pavilhão da Agricultura familiar, com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), com diversas programações voltadas também para o pequeno produtor e extrativistas.