A Medida Provisória que recria o Ministério da Pesca já está pronta e será publicada no primeiro dia após a posse de Lula. O chefe da Pesca na transição, ex-ministro Altemir Gregolin é o nome quase certo como novo ministro pela sua proximidade com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e por já ter ocupado a chefia da mesma 2006 a 2010.
Segundo Gregolin, o futuro Ministério da Pesca terá quatro secretarias e uma estrutura "enxuta e alinhada às áreas estratégicas para o setor". Abaixo, as novas secretarias que serão criadas:
Altemir Gregolin defendeu, em entrevista ao Portal Rural News, o papel do Brasil como grande produtor de pescados do mundo, assim como já acontece com a carne bovina, suína e frangos. Agora, com a criação da pasta, o país deve ter sua participação no mercado mundial alavancada.
Altemir Gregolin, ex-ministro de Aquicultura e Pesca e especialista em piscicultura, afirmou em entrevista ao canal Rural News TV que o país tem todas as condições para aumentar sua produção e ser líder mundial em produção de peixes.
O nome de Altemir Gregolin é consenso entre o setor produtivo da pesca e aquicultura, que decidiu apoiar oficialmente a indicação do ex-ministro. Uma carta da FNAP (Fórum Nacional da Aquicultura e Pesca) descreveu recentemente Gregolin como conhecedor do setor e detentor de um currículo inquestionável de serviços para o setor.