Dois projetos inovadores da Coopavel acabam de ser consagrados em premiação organizada pelo Iguassu Valley, o maior ecossistema de inovação consolidado do Brasil. O anúncio dos vencedores do Prêmio Iguassu Valley, realizado em nove categorias, aconteceu nesta semana durante o Summit Iguassu Valley, evento com foco em inovação que reuniu mais de 1,3 mil pessoas no Grand Carimã Hotel, em Foz do Iguaçu.
A cooperativa Coopavel venceu na categoria de Inovação em produtos (médias e grandes empresas) com o projeto da indústria Coopclean.
Essa é a mais recente das indústrias da cooperativa e foi criada a partir de uma oportunidade, de percebermos o potencial da área de materiais de higiene e limpeza. Os cuidados observados na estruturação do negócio, além de prêmios, transformaram-se em um case de sucesso
Dilvo Grolli, presidente da Coopavel
Além disso, outra categoria na qual a Coopavel foi campeã foi na de Inovação Organizacional de Ensino e Pesquisa, com o Espaço Impulso. O hub de inovação para o agronegócio foi inaugurado em fevereiro de 2022 e resulta de parceria com o PTI (Parque Tecnológico Itaipu) e Exohub.
A finalidade do Prêmio Iguassu Vallley, realizado em parceria com o POD (Programa Oeste em Desenvolvimento), Senai e Sebrae, é reconhecer esforços, soluções e resultados inovadores em organizações públicas e privadas do Oeste do Paraná e homenagear personalidades, integrantes da tríplice hélice (instituição de ensino e pesquisa, empresa e governo) que contribuíram para o fortalecimento e desenvolvimento da inovação no ecossistema SRI Iguassu Valley.
"mesmo jovem, o Espaço Impulso já alcança ótimo posicionamento entre hubs de inovação de todo o Brasil. Temos vários parceiros e todos contribuem muito para o êxito desse projeto"
Kleberson Angelossi, gerente de Inovação da Coopavel
O presidente Dilvo Grolli foi um dos convidados para falar em painel do Summit Iguassu Valley. Ele discorreu sobre Desafios de inovações para produtividade no campo.
Para ele, um dos maiores, de acordo com ele, é implementar novas soluções de maneira efetiva e com bons resultados. “Há tecnologias sofisticadas e grande variedade de soluções disponíveis, no entanto muitas esbarram na viabilidade econômica”, destacou ele.
Segundo Dilvo, um dos aspectos que merecem atenção nessa questão, da inovação e produtividade no campo, é levar conhecimentos aos integrantes de toda a cadeia do agronegócio para que possam aproveitar ao máximo essas novas ferramentas, conforme Dilvo.
A junção de tecnologia e agropecuária traz outro panorama interessante: a facilitação do processo de sucessão familiar, que historicamente tem sido um desafio às famílias rurais.
Com a inovação que invade o campo, filhos de agricultores retornam e compartilham seus conhecimentos nessa área, contribuindo para potencializar resultados, segundo Dilvo.
Ele destacou também a importância do Espaço Impulso como disseminador de conhecimentos. O presidente da Coopavel fez um alerta: "é importante ressaltar que inovações voltadas ao agronegócio devem estar alinhadas às práticas agrícolas e pecuárias sustentáveis, que promovam a conservação do meio ambiente e a produtividade".
Todavia, não há dúvidas, conforme Dilvo, que as soluções tecnológicas melhoram a produtividade agrícola, a sustentabilidade ambiental e a segurança alimentar.