O Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras se encerra nesta sexta-feira (27) em Caxambú-MG. O evento ocorreu de 24 a 27 de outubro e está em sua 47ª edição. O encontro tem como objetivo reunir equipes de técnicos ligados à pesquisa e à difusão de tecnologias para discutir e divulgar as inovações obtidas nos últimos anos, visando melhorias para o setor cafeeiro. O Conselho Nacional do Café (CNC) esteve presente na abertura do evento, sendo representado pelo presidente da entidade, Silas Brasileiro, pelo conselheiro Francisco Sérgio de Assis, e pela Secretária Executiva, Márcia Chiarello.
O Congresso é promovido pela Fundação Procafé, pelo Consórcio Pesquisa Café coordenado pela Embrapa Café, pela Secretaria de Estado de Agricultura de Minas Gerais, pela Universidade de Uberaba – Uniube e pela Universidade Federal de Lavras – UFLA.
Na programação, houve a apresentação de pesquisas recebidas de técnicos de diversas instituições e regiões do país. Mais de 300 trabalhos foram apresentados, apontando resultados de estudos sobre os diversos setores da cultura cafeeira. Também foram realizados 3 seminários, debatendo assuntos como as novas variedades de cafeeiros, a irrigação em cafezais e o uso de herbicidas nas lavouras de café.