Dados informados pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná apontam que, em novembro, houve um pequeno reajuste de área para a safra de milho em comparação com o mês anterior, passando de 400 mil para 395 mil hectares. A expectativa de produção está em 3,8 milhões de toneladas. No campo, o plantio está praticamente encerrado, restando alguns pontos isolados.
No mês de novembro eram estimados 400 mil hectares de milho, já neste mês o total de área foi estimado em 395 mil hectares. Comparado à safra anterior, há uma redução de área de 8,4%. A expectativa de produção atualizada é de 3,8 milhões de toneladas para esta safra. Por outro lado, as exportações paranaenses de milho, entre janeiro e outubro de 2022, atingiram o volume de 1,8 milhão de toneladas, 301% maior que no mesmo período de 2021. Enquanto que a receita saltou de 81 milhões de dólares em 2021 para 559 milhões de dólares, uma alta de 583%. Este aumento das exportações está relacionado à volta de uma safra normal em 2022, pois em 2021 a safra teve grandes perdas no campo e o volume produzido foi pequeno.
“O início do plantio foi em agosto, e esse milho sofreu bem mais devido ao excesso de chuvas em setembro e outubro. O que foi plantado a partir de outubro tem uma situação melhor de campo e, provavelmente, terá maior produtividade”, destacou o analista da cultura, Edmar Gervásio. “Mas mesmo assim, deve ser boa safra”.