De acordo com dados do último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), 19,7% do milho segunda safra foi colhido no Brasil. No Estado do Mato Grosso, a maioria das lavouras se encontra em fase de maturação e os trabalhos de colheita avançam no campo. Além disso, a produtividade se mantém elevada.
Em Mato Grosso do Sul, apesar da redução das precipitações, ainda há umidade disponível no solo para a evolução adequada das lavouras tardias. Essa condição climática tem favorecido as lavouras em maturação.
Em Goiás, o tempo mais seco permite o avanço da colheita no sudoeste do estado. Além disso, as produtividades alcançadas das primeiras áreas colhidas são consideradas boas.
No Paraná, houve geadas em áreas de baixada, no sudoeste do estado. Com isso, algumas lavouras foram afetadas. A colheita avança de forma lenta.
No Tocantins, a colheita progride em todo o estado e as produtividades variam em função da época da semeadura. Já no Pará, a colheita está ocorrendo em todas as regiões produtoras.
Em São Paulo, a maioria das lavouras está em fase de maturação. Em Minas Gerais, o tempo seco permite maior avanço da colheita.
No Maranhão, as lavouras encontram-se em boas condições e a colheita está em andamento. No Piauí, a maioria das lavouras está em maturação. Porém, com perda na produtividade devido ao deficit hídrico.
Fonte: Agroclima by Climatempo