Colheita do milho em MS é concluída e plantio da soja avança lentamente com previsão de sol e tempo firme
A colheita do milho segunda safra 2024/2025 foi concluída em Mato Grosso do Sul, de acordo com levantamento da Aprosoja/MS até 26 de setembro. De acordo com o assessor técnico Flavio Faedo Aguena, apesar de geadas e ventanias pontuais, o bom regime de chuvas beneficiou o desempenho das lavouras.
As adversidades climáticas das safras anteriores marcaram o início da safra com cautela. Nas primeiras semanas após o plantio, o volume irregular de chuvas comprometeu o desenvolvimento inicial. No entanto, em abril, durante o estágio de maior demanda hídrica do milho, a precipitação se manteve regular e bem distribuída em todo o Estado. Essa recuperação aumentou o potencial produtivo e resultou em produtividade final acima das expectativas. Assim, Aguena reforça que o resultado recompensa a resiliência e o esforço dos produtores sul-mato-grossenses.
Após amostragem de 10% da área total, a Aprosoja/MS revisou a estimativa da segunda safra de milho 2024/2025. A produção prevista é de 14,2 milhões de toneladas, alta de 39,4% em relação à estimativa inicial. A área cultivada deve crescer 0,1% em comparação ao ciclo anterior, alcançando 2,1 milhões de hectares. A produtividade estimada é de 112,7 sacas por hectare, um aumento de 68,1% frente à safra passada.
Enquanto isso, o plantio da soja 2025/2026 avança de forma lenta no Estado. Até o momento, apenas 0,9% da área foi semeada. A região sul lidera com 1,3%, seguida da região centro com 0,5%, enquanto a região norte ainda não iniciou o plantio. No total, o Projeto SIGA-MS estima pouco mais de 43 mil hectares plantados até agora.
No mercado, compradores cotam a saca de soja em média a R$ 118,10 e a de milho a R$ 50,08 no Estado.
A previsão do tempo indica predomínio de sol e tempo firme em grande parte do Mato Grosso do Sul. Além disso, a variação de nebulosidade deve ocorrer devido à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, favorecendo o andamento das colheitas e preparando o terreno para o plantio da soja.