A soja foi negociada em baixa na Bolsa de Chicago (CBOT) nesta terça-feira, 03/01, após o feriado de Ano Novo. As chuvas que caíram no fim de semana em áreas agrícolas da Argentina e do Brasil são fatores baixistas para o mercado, assim como a desvalorização do real frente ao dólar ontem e hoje, que agrega competitividade às exportações brasileiras. Além disto um relatório indicando queda no volume na fiscalização de embarques de soja amewricana tamém pressionou as cotações.
Sobre as lavouras brasileiras, a Conab indicou ontem que no Mato Grosso a colheita é incipiente e que a regularização das chuvas beneficiou as lavouras. No Rio Grande do Sul o plantio evolui lentamente devido à baixa umidade do solo. Muitas lavouras plantadas no início da janela pararam de se desenvolver devido à falta de umidade. No Paraná, a maioria das lavouras apresenta bom desenvolvimento, mas algumas áreas do sudoeste e oeste apresentam os efeitos da menor disponibilidade hídrica.
Em seu relatório semanal de fiscalização dos embarques, desta vez para o segmento de 23 a 29 de dezembro, o USDA levantou embarques de soja de 1.462.882 toneladas, abaixo das 1.774.899 toneladas do relatório anterior e da faixa esperada pelas operadoras, entre 1,5 e 1,87 toneladas.