Chuvas animam cafeicultores e estimulam a floração do arábica, aumentando as projeções para a produção de café no Brasil em 2026/27
Chuvas animam cafeicultores brasileiros em setembro, pois devem favorecer o desenvolvimento da safra 2026/27. Segundo o Cepea, produtores aguardam a abertura das flores na maioria das lavouras de arábica do Sudeste.
Até o final do mês, alguns agentes já relatavam o início da floração em determinados talhões. No entanto, uma parcela mais significativa deve florescer nos primeiros dias de outubro.
Nas regiões irrigadas, colaboradores do Cepea destacam florada intensa, indicando bom potencial para a próxima colheita. Já nas áreas de sequeiro, a floração está mais atrasada.
Por isso, especialistas reforçam que as chuvas precisam persistir para evitar o abortamento das flores já abertas e garantir o pleno desenvolvimento da produção.
A safra 2026/27 do Brasil é bastante aguardada, já que a temporada 2025/26 ficou abaixo das expectativas no beneficiamento dos lotes. Qualquer risco de redução no potencial da próxima safra aumenta a insegurança do mercado e amplia a volatilidade dos preços.