A forte frente fria avança do Sul para o Sudeste, provocando muito frio nos estados do RS, SC e PR. Além de temporais nas capitais Florianópolis e Curitiba. Esse fluxo de umidade provoca nuvens carregadas no oeste de sul de SP e no estado de MS. Ar quente e úmido que favorece chuva sobre o litoral do Nordeste. Situação de atenção para as capitais e pancadas fortes de chuva sobre AC, RO, norte de RR e do AP. A alta pressão ainda atua sobre parte do Centro-Oeste, Sudeste e interior da Bahia, deixando o tempo aberto, firme e seco, com baixos índices de umidade do ar.
Demanda por laranjas está fraca no mercado de mesa mas está firme para a indústria
A segunda-feira começa com tempo instável e chuva intensa sobre o extremo sul de Mato Grosso do Sul, estados de Santa Catarina e Paraná. Também haverá instabilidades nas áreas que vão do Amazonas ao Amapá e do litoral do Rio Grande do Norte ao litoral norte da Bahia.
Com o avanço da frente fria e o fluxo de umidade, áreas do oeste e sul de SP também voltam receber chuva e de maneira forte entre as cidades de Presidente Prudente, Ourinhos, Avaré e o Vale do Ribeira. Já sobre a costa norte do Brasil, a umidade que vem do mar continua provocando muita chuva no Norte e Nordeste. Além disso, cidades como Natal, Maceió e Aracaju ficam em atenção, chuva que começa desde cedo, intercalando períodos de melhoria e aberturas de sol. Já no interior do estado de Rondônia, risco de temporais e tempo bem abafado.
Oferta da mandioca diminuiu mas é suficiente para atender à demanda
Os maiores volumes de chuva vão se concentrar sobre Santa Catarina e Paraná, regiões como Chapecó, Blumenau, Guarapuava e Paranaguá ficam em alerta. Além disso, o potencial para danos, como alagamentos e deslizamentos de terra, aumenta. Também poderão ocorrer acumulados de chuva elevados no norte do Amazonas e no norte do Amapá.
Fonte: ClimaTempo