A presença de áreas de instabilidade e a organização de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) contribui para a formação de nuvens carregadas sobre o Centro-Oeste. Nesta quarta-feira (28), pancadas de chuva fortes poderão ocorrer em toda a Região.
Na quinta-feira (29), praticamente todo o estado do Mato Grosso, o centro norte do Mato Grosso do Sul e o sul de Goiás entram em ALERTA para temporais, com chuva forte e volumosa ocorrendo a qualquer hora do dia. Há risco de raios e rajadas de vento alcançando valores próximos à 70km/h.
Também não se descarta a possibilidade de alagamentos, inundações e deslizamentos de terra em algumas áreas. Já no norte de Goiás, incluindo o Distrito Federal, a ATENÇÃO é para chuva em forma de pancadas com moderada a forte intensidade.
Entre a sexta-feira (30) e o sábado (31), as instabilidades persistem sobre a Região e as condições do tempo permanecem iguais. No Distrito Federal, a umidade e o ar quente também continuam a influenciar na ocorrência de pancadas de chuva, podendo ser fortes em alguns períodos.
2023 começa com chuva na Região
O primeiro dia do ano (01), ainda será marcado por muita chuva nestes estados, principalmente nas áreas limítrofes estaduais entre Mato Grosso e Goiás, onde as pancadas poderão ocorrer a qualquer momento, e por vezes fortes. Em Brasília, a posse presidencial também poderá ter chuva em forma de pancadas no decorrer da tarde.