Uma nova frente fria avança do Uruguai para o Rio Grande do Sul e espalha nuvens carregadas sobre este estado no decorrer desta terça-feira. Podem ocorrer temporais.
Outra frente fria se afasta do Brasil, na altura do litoral da Bahia, mas deixa nuvens de chuva espalhadas pela região
Uma grande massa de ar quente e seco se fortalece sobre o Brasil e uma onda de calor se espalha sobre grande parte do país. As temperaturas sobem um pouco mais nesta terça-feira.
O ar seco predomina sobre o Brasil e deixa a maior parte do país sem condições para chuva. Nuvens de chuva crescem pela faixa litorânea do Nordeste e em parte da Região Norte.
Previsão do tempo para o Brasil para 22/08/2023 - terça-feira
Região Sul
A chegada de uma nova frente fria aumenta a nebulosidade sobre o Rio Grande do Sul e volta a chover no decorrer do dia.
No oeste e norte do Rio Grande do Sul, o sol aparece na maior parte do dia e as pancadas de chuva com raios ocorrem à noite, mas devem ser fracas a moderadas. No sul gaúcho, chove já pela manhã e as pancadas prosseguem no decorrer do dia podendo ser fortes. Em Porto Alegre e nas demais regiões gaúchas, deve chover à tarde e à noite e tem risco de chuva forte.
No Paraná e no centro, oeste e norte de Santa Catarina, o tempo fica firme, com muito sol e calor. Não chove.
No sul e leste de Santa Catarina e no Vale do Itajaí, o sol aparece na maior parte do dia, a nebulosidade aumenta e as pancadas de chuva ocorrem à tarde e à noite.
Região Sudeste
Uma grande massa de ar seco que está sobre o Brasil está se aquecendo e aumenta a temperatura também no Sudeste. A baixa umidade do ar inibe o crescimento das nuvens. Quase toda a Região tem um dia com sol forte e poucas nuvens..
Com a recente passagem de uma frente fria, ainda chove no litoral norte do Espírito Santo, mas de forma rápida.
Região Centro-Oeste
Uma grande massa de ar seco e quente se intensifica sobre o Brasil e aumenta a temperatura também no Centro-Oeste. O ar seco inibe a formação de nuvens e a ocorrência de de chuva.
Todo o Centro-Oeste permanece com sol forte, muito calor e tempo seco.
Temperaturas próximas e até um pouco acima dos 40°C poderão ocorrer em Mato Grosso
Possibilidade de recorde de calor para este ano em Cuiabá, Campo Grande, Goiânia e em Brasília.
Região Nordeste
O ar seco e quente predomina sobre o Nordeste do Brasil. Temperaturas próximas dos 40°C devem voltar a ocorrer no interior do Maranhão, A maioria das áreas da Região tem um dia com sol forte, algumas nuvens e sem chuva.
Há previsão de pancadas de chuva pelo litoral desde o sul da Bahia até o Ceará, no interior do Recôncavo e leste da Bahia, na Zona da Mata e Agreste de Alagoas, Sergipe, de Pernambuco, da Paraíba, no Rio Grande do Norte. Pancadas de chuva ocorrem também no sudoeste do Maranhão, na divisa com o extremo norte do Tocantins.
Possibilidade de recorde de calor para este ano em Teresina
Região Norte
O ar seco se intensifica sobre o Norte do Brasil reduzindo a nebulosidade e as condições para chuva na maior parte da região.
Quase toda a Região tem um dia muito quente, com sol forte e sem condições para chuva.
Com o ar úmido e o calor, algumas pancadas de chuva com raios ocorrem principalmente à tarde e à noite no Amapá, no centro e norte do Pará, no oeste do Amazonas e no extremo norte do Tocantins.
Possibilidade de recorde de calor para este ano em Manaus, Palmas e em Rio Branco