O ar quente e úmido está espalhado por todo o país e muitas áreas de instabilidade pelo país se formam em todas as Regiões. A circulação de ventos em vários níveis da atmosfera está colaborando para a formação dos aglomerados de nuvens carregadas.
A zona de convergência intertropical (ZCIT) está ativa no litoral norte do país e ajuda a aumentar a chuva sobre o Norte e sobre o Nordeste.
Uma massa de ar quente mantém temperaturas muito elevadas no Rio Grande do Sul.
Região Sul
O sol predomina o dia todo apenas no centro, oeste e sul do Rio Grande do Sul, e com temperaturas perto dos 40°C à tarde. No litoral central e Norte do Rio Grande do Sul, no litoral de Santa Catarina e do Paraná, o sol aparece entre muitas nuvens e ocorrem pancadas de chuva no decorrer do dia. As demais áreas da Região Sul do Brasil, no interior dos estados, a previsão é de um dia com períodos de sol, aumento da nebulosidade e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Há risco de chuva forte no Paraná em Santa Catarina.
Região Sudeste
O ar quente úmido predomina sobre a Região Sudeste do Brasil e nuvens carregadas crescem nesta quinta-feira em todos os estados. No centro-norte de Minas Gerais, no Espírito Santo e no litoral do Rio De Janeiro, o sol aparece forte na maior parte do dia, mas tem previsão de pancadas de chuva com raios a partir da tarde. Nas demais áreas de Minas Gerais, no interior do Rio de Janeiro e no estado de São Paulo ocorrem períodos com sol e também tem previsão de várias pancadas de chuva durante a tarde à noite, que podem ser de forte intensidade.
Região Centro-Oeste
Nuvens carregadas crescem por toda a Região Centro-Oeste do Brasil por causa do calor e da umidade alta que é observada sobre a Região. Durante esta quinta-feira, o sol até aparece forte por várias horas por toda a região. Mesmo assim, as nuvens carregadas vão crescendo no decorrer do dia e há previsão de várias pancadas de chuva com raios à tarde e à noite em todos os estados do centro-oeste e no Distrito Federal.
Região Nordeste
A proximidade da zona de convergência intertropical, ajuda a formar a área de instabilidade sobre a região Nordeste do Brasil. Há condições para pancadas de chuva em toda a região. Atenção para o risco de chuva forte e raios no Maranhão, Piauí e Ceará.
Nuvens de chuva crescem em toda a faixa litorânea desde o Rio Grande do Norte até o sul da Bahia. Pode chover com moderada intensidade no litoral de Pernambuco.
Região Norte
Grandes áreas de instabilidade voltam a crescer sobre o Norte do Brasil no decorrer desta quinta-feira. Muitas pancadas de chuva com raios acontecem em todos os estados, mas com períodos de sol intercalados. A chuva é mais volumosa sobre o Amapá, norte do Pará, sul do Amazonas, Acre e Rondônia
Atenção para o risco de chuva forte nas capitais Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte, Campo Grande, Cuiabá, Goiânia, Brasília, Fortaleza, Teresina, São Luís, Belém, Macapá, Manaus ,Rio Branco e Porto Velho.
Alerta para temporais em São Paulo (exceto no sul do estado), no centro, sul e leste de Minas Gerais, no interior do Rio de Janeiro, divisa do sul do Espírito Santo com Minas Gerais, no Vale do Itajaí, planalto norte e litoral norte de Santa Catarina, no Acre, no Amazonas, Amapá, Nordeste e leste do Pará, no no centro Norte do Tocantins, Maranhão, Piauí.
Atenção para a chuva moderada forte com raios e ventos por vezes fortes no centro, sul e leste de Santa Catarina, no Paraná, no sul de São Paulo, no norte e centro-oeste do Espírito Santo, no centro-oeste e nordeste de Minas Gerais, em Goiás, no Distrito Federal, Mato Grosso, oeste e sul de Mato Grosso do Sul, Rondônia, leste e extremo norte do Amazonas, sul de Roraima, no Pará ( exceto no nordeste leste do estado) no Ceará e noroeste da Bahia.
Atenção para chuva moderada no litoral do Pernambuco