Nuvens carregadas que cresceram sobre o Sul do Brasil e provocaram chuva forte nos três estados se deslocam para o oceano se afastando da Região. Mas no decorrer desta quinta-feira, outras áreas de instabilidade se formam sobre o Paraguai e no norte da Argentina avançando novamente para o Sul do Brasil.
Uma grande massa de ar seco se expande um pouco mais sobre o interior do Brasil e influencia o interior do Nordeste, todo o Centro-Oeste, a maior parte do Sudeste, o Tocantins, Rondônia e parte do Acre e do Pará. Toda esta grande área do país tem baixa umidade no ar e poucas nuvens.
Algumas nuvens de chuva crescem pela faixa litorânea do Nordeste e em parte da Região Norte.
Novas áreas de instabilidade avançam sobre o Sul do Brasil e nuvens carregadas se espalham por quase toda a Região.
A previsão é de um dia com sol e sem chuva apenas no extremo norte do Paraná.
No leste do Paraná, pode chover na madrugada e manhã, mas a tarde terá sol e muitas nuvens. Já no centro, sul e leste de Santa Catarina, o dia segue com muitas nuvens e chuva a qualquer hora, mas o sol aparece um pouco.
No oeste catarinense, no centro, sul e oeste do Paraná e em todo o Rio Grande do Sul, as pancadas de chuva ocorrem com raios à tarde e-ou à noite
Há risco de chuva de moderada a forte nos três estados.
O ar seco ganha força novamente sobre o Sudeste e a umidade no ar volta a diminuir. Quase toda a Região tem um dia com sol forte, poucas nuvens e calor em grande parte do dia.
Há previsão de pancadas de chuva à tarde na Grande São Paulo, no Vale do Paraíba e na Serra da Mantiqueira (SP), e no sul do estado de São Paulo.
O Espírito Santo tem um dia com muitas nuvens, pancadas de chuva e períodos com sol.
A região dos Vales do Rio Doce e do Vale do Jequitinhonha têm períodos com sol e muitas nuvens.
Uma grande massa de ar seco que está no interior do Brasil influencia o Centro-Oeste. Toda a Região tem um dia com sol forte, muito calor à tarde e sem condições para chuva.
As nuvens carregadas que estavam em parte de Mato Grosso do Sul já se afastaram.
Atenção para o ar muito seco, com níveis de umidade do ar entre 21% e 30% em toda a Região.
Atenção para o calor intenso, especialmente em Mato Grosso, onde as temperaturas chegam aos 40°C.
Ontem, Cuiabá bateu recorde de calor para 2023 com 40,1°C de temperatura máxima, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. Novo recorde pode ocorrer hoje!
Quase todo o Nordeste tem mais um dia com sol forte, tempo seco, sem condições para chuva.
Nuvens carregadas ainda crescem pelo litoral nordestino e há previsão de novas pancadas de chuva desde o litoral sul da Bahia até a região de Fortaleza, no Ceará. Pancadas de chuva com raios ocorrem no litoral e no noroeste do Maranhão.
Há condições para chuva passageira na Zona da Mata e Agreste de Sergipe ao Rio Grande do Norte e no sertão de Sergipe e de Alagoas.
O sol forte e o tempo seco predominam em todo o Tocantins, no leste e sul do Pará, em Rondônia e no centro-leste do Acre. Faz muito calor.
Nas demais áreas da Região Norte, o sol também aparece na maior parte do dia, mas ocorrem pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite.
Risco de chuva forte no Amazonas e em Roraima.
Fonte: Climatempo