A primavera começa astronomicamente às 3h50 do dia 23 de setembro, hora de Brasília.
O ar quente úmido predomina sobre o Sul do Brasil, em Mato Grosso do Sul, na parte oeste e sul de Mato Grosso em quase toda a Região Norte. Nessas áreas, as nuvens carregadas conseguem se formar provocando pancadas de chuva.
A presença de áreas de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai e sobre o norte da Argentina, além da corrente de ar quente que vai do Norte para o Sul do Brasil, estimulam a formação de mais áreas de instabilidade sobre a Região Sul do Brasil. Um pouco desta nebulosidade avança em direção a São Paulo.
Uma frente fria se afasta do Sul do Brasil indo para alto mar no decorrer desta quarta-feira.
O ar seco e quente predomina sobre o interior do Nordeste, no Tocantins, Goiás, no Distrito Federal e em grande parte do Sudeste dificultando o crescimento de grandes nuvens e a ocorrência de chuva.
Previsão do tempo para o Brasil para 20/09/2023 -quarta-feira
Região Sul
Na frente fria se afasta da Região Sul, mas novas áreas de instabilidade se espalham sobre a região ao longo do dia em função das áreas de baixa pressão atmosférica que predominam sobre o Paraguai no norte da Argentina e da corrente de ar quente que continua entrando sobre o Sul do Brasil.
Na região da Campanha Gaúcha e do litoral sul do Rio Grande do Sul, o tempo fica bastante instável com predomínio de céu nublado e chuva. Nas demais áreas do Rio Grande do Sul, podem ocorrer pancadas de chuva com raios a qualquer hora do dia, mas intercaladas com algumas aparições do sol. O litoral de Santa Catarina e do Paraná passam o dia com sol e algumas pancadas de chuva.
Na grande Curitiba e pelo interior do Paraná, o sol aparece na maior parte do dia e voltam a ocorrer pancadas de chuva com raios à tarde e à noite.
Região Sudeste
O ar quente seco vai ganhando força sobre o Sudeste do Brasil, dificultando a formação de grandes nuvens e a ocorrência de chuva.
Nesta quinta-feira, algumas pancadas de chuva ainda ocorrem à tarde ou à noite no centro-oeste no sul do estado de São Paulo. Há possibilidade de pancadas de chuva também no litoral e no norte capixaba
A temperatura Continua em elevação na região sudeste, especialmente em São Paulo, Minas Gerais e Rio De Janeiro .
Região Centro-Oeste
O ar permanece quente em toda a região Centro-Oeste. As temperaturas continuam bastante elevadas.
O ar seco predomina sobre Goiás, no Distrito Federal e no centro, leste e norte de Mato Grosso. Nessas áreas faz muito calor, o sol aparece o dia todo e não há condições para chuva.
No extremo sul de Goiás, em Mato Grosso do Sul, no sul, oeste e noroeste de Mato Grosso, o sol também aparece na maior parte do dia, mas há condições para pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Estas pancadas de chuva serão passageiras, em pequenas áreas.
Região Nordeste
O ar seco predomina sobre o interior do Nordeste e grande parte da Região tem um dia com sol forte, muito calor e sem condições para chuva.
Algumas nuvens carregadas crescem no Litoral, na Zona da Mata e no Agreste desde o Rio Grande do Norte até o sul da Bahia. pode chover até em áreas do Sertão de Sergipe e de Alagoas.
No norte e litoral do Maranhão e do Piauí e no centro-norte do Ceará, o sol aparece o dia todo, mas há condições para algumas pancadas de chuva, de forma passageira.
Região Norte
O ar úmido e quente se espalha mais sobre o Norte do Brasil permitindo a formação de nuvens carregadas em quase toda a Região.
O sol forte e o tempo seco ainda predominam no sudeste do Pará e no Tocantins.
Nuvens carregadas se formam sobre todos os demais estados e provocam pancadas de chuva com raios, à tarde e à noite. A maioria destas pancadas devem ser de curta duração e em pequenas áreas.
A chuva mais intensa é esperada para o sul do Amazonas, Acre e Rondônia. Algumas pancadas de chuva moderadas ocorrem no litoral do Pará.