Uma frente fria avança pelo litoral da Região Sul e chega ao litoral paulista nesta terça-feira, associando-se às fortes áreas de instabilidade de cresceram sobre o Sul do Brasil na segunda-feira e já provocam chuva muito volumosa. Estas nuvens carregadas ficam espalhadas sobre o Sul do Brasil e avançam sobre São Paulo e o sul de Mato Grosso do Sul.
Uma grande massa de ar seco se intensifica sobre o Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil reduzindo a nebulosidade e as condições para chuva em parte destas Regiões. Uma nova onda de calor vai se instalar sobre o Brasil nos próximos dias
A presença de ar úmido e quente sobre o Norte do Brasil estimula a formação de nuvens carregadas, que podem provocar pancadas de chuva moderadas a fortes
Capitais mais quentes em 16/10/23 (medição do Inmet)
Cuiabá: 41,1°C
Teresina 37,2°C
Palmas 37,2°C
Boa Vista 37,1°C
Campo Grande: 37,0°C
5 maiores temperatura no Brasil em 16/10/2023 (Inmet)
Porto Murtinho/MS: 42,5°C
Cuiabá/MT 41,4°C
Nhumirim/MS: 40,3°C
Corumbá/MS: 40,1°C
Coxim/MS: 40,1°C
Previsão do tempo para o Brasil para 17/10/2023 - terça-feira
Região Sul
Tempo muito instável no Sul do Brasil. A passagem de uma frente fria pelo litoral reforça as áreas de nuvens carregadas que cresceram sobre o interior da Região e hoje ficam espalhadas sobre todos os estados.
Quase toda a Região tem um dia com predomínio de céu nublado e pancadas de chuva com raios que podem ser fortes. Períodos com um pouco de sol são esperados sobre o norte e oeste do Paraná, no leste de Santa Catarina, na serra gaúcha e catarinense, no litoral, norte gaúcho e nas áreas no centro-sul e sudoeste do Rio Grande do Sul
Grandes volumes de chuva são previstos para o leste, centro, sul do Paraná, centro, oeste e norte de Santa Catarina, centro, oeste e norte do Rio Grande do Sul.
O litoral sul gaúcho e a Campanha Gaúcha podem ter garoa na madrugada e manhã, mas depois o sol aparece entre muitas nuvens.
Região Sudeste
Uma massa de ar quente predomina sobre o Espírito Santo e quase todas as regiões de Minas Gerais deixando o tempo firme, com muito sol e calor. Não chove nestas áreas.
No Sul de Minas, na Zona da Mata Mineira, no estado do Rio De Janeiro as pancadas de chuva ocorrem à tarde e à noite por causa do calor e da aproximação de uma frente fria.
No estado de São Paulo, o tempo muda por causa de uma frente fria que provoca muita nebulosidade e chuva com raios no decorrer do dia na Grande São Paulo e no centro, sul e leste do estado, incluindo o litoral. Há risco de chuva forte.
O calor é intenso em Minas, onde a temperatura se aproxima dos 40°C na divisa com a Bahia.
Região Centro-Oeste
O deslocamento de uma frente fria sobre o Sul do Brasil deixa áreas de instabilidade sobre o sul de Mato Grosso do Sul. Várias pancadas de chuva com raios ocorrem na região e pode chover forte.
Nas demais áreas de Mato Grosso do Sul, no sul, oeste, centro e norte de Mato Grosso, o sol aparece em grande parte do dia, o calor é intenso podendo passar dos 40°C e ocorrem pancadas de chuva e raios à tarde e à noite, mas em áreas isoladas.
O ar seco influencia a região de Brasília, Goiás e o leste de Mato Grosso deixando o tempo firme, com sol forte o dia todo.
Região Nordeste
O ar seco predomina sobre o Nordeste e poucas nuvens se formam sobre a maior parte desta Região. A baixa umidade do ar inibe a formação de grandes nuvens.
Quase todo o Nordeste tem um dia com sol forte e algumas nuvens, mas sem chuva.
Algumas pancadas de chuva podem ocorrer na faixa litorânea, no Agreste e na Zona da Mata, desde o Rio Grande do Norte até Ilhéus, no sul da Bahia.
Pancadas de chuva ocorrem também no litoral, no centro, oeste e sudoeste (região de Imperatriz) do Maranhão
Região Norte
O ar úmido e quente predomina sobre a Região Norte e nuvens carregadas crescem sobre quase todos os estados.
TAGS:
Nenhum comentário até agora... Seja o primeiro a comentar!