Nesta terça-feira, às 9h30min, acontece a solenidade de abertura da Bahia Farm Show 2023, maior feira agrícola e de negócios do Norte e Nordeste com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, governador do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, ministros de Estado, secretários de governo e demais autoridades federais, estaduais, regionais, além de agricultores da região do Matopiba.
Lula declarou que iria à Bahia Farm Show por que lá ele seria bem recebido pelos seus correligionários. Afinal, no Estado ele venceu o candidato Jair Bolsonaro com 73% dos votos contra 27%. Mas engana-se quem imagina a cena de Lula adentrando triunfante à feira e sendo celebrado pelo povo em seu reduto político.
De acordo com o protocolo da presidência da República, não será qualquer um que poderá participar da solenidade de abertura. O cerimonial prevê apenas convidados selecionados a dedo e jornalistas, que devem estar previamente credenciados para terem acesso ao local da abertura.
O público geral poderá entrar na feira somente após o término da solenidade, quando os portões do Complexo Bahia Farm Show ficarão abertos para a visitação do público com bilheteria gratuita até às 14h.
Essa é a 17ª edição do evento e se estenderá até o sábado, dia 10 de junho. No dia da abertura, contará ainda, às 15h, no auditório da Aiba, com o tradicional fórum televisionado que trará como tema principal “O sistema do plantio direto: potencialidades e desafios”. A programação no primeiro dia de evento segue com visitas, palestras e rodadas de negócios até as 20h.
O Complexo Bahia Farm Show abrigará um total de 420 empresas expositoras com demonstrações das principais novidades tecnológicas em maquinário e equipamentos agrícolas, sementes, defensivos e fertilizantes, veículos, aviões, irrigação, softwares e equipamentos de informação em tempo real, dentre outros.
A feira reunirá o que há de mais avançado em plantadeiras, colheitadeiras, pulverizadores, tratores, dentre outras tecnologias agrícolas que prometem levar maior precisão e autonomia para o campo.
Dentre os 420 expositores confirmados que representarão um total de 1200 marcas, parte deles estarão em estandes, que vem sendo montados na área central do Complexo Bahia Farm, e que atrairão de longe a atenção do público presente pela grandiosidade das máquinas e equipamentos.
A Bahia Farm Show tem a previsão de superar os negócios no patamar dos R$ 7,9 bilhões, recorde atingido na edição passada.
Nesta edição algumas mudanças nos horários de funcionamento foram realizadas. Na quarta-feira (7) e quinta-feira (8), a abertura do parque será às 9h e se estenderá até as 20h. Já na sexta-feira (9), e sábado (10), o horário será das 9h às 19h.