Uma frente fria se afasta em alto mar, na altura do litoral sul da Bahia. A passagem desta frente fria intensificou o vento marítimo na costa do Sul e do Sudeste, que levam muita umidade para o leste destas Regiões. Isto causa a formação de muita nebulosidade e aumenta as condições para chuva.
A circulação de ventos em vários níveis da atmosfera gera áreas de instabilidade sobre o Sul do Brasil, em parte do Paraguai e da Argentina. Nuvens de chuva se espalham sobre a Região Sul do Brasil e em parte de Mato Grosso do Sul provocando pancadas de chuva.
Algumas nuvens de chuva crescem pela faixa litorânea do Nordeste e em parte da Região Norte.
Uma grande massa de ar seco ainda predomina pelo interior do Nordeste, na maior parte do Centro-Oeste, em Minas Gerai, no Tocantins e grande parte do Pará.
Novas áreas de instabilidade se formam sobre o Sul do Brasil e nuvens carregadas se espalham por quase toda a Região.
No nordeste gaúcho, incluindo Porto Alegre, em quase todo o estado de Santa Catarina e no litoral do Paraná, o tempo fica muito instável e chove em grande parte do dia.
Já no sudoeste gaúcho, a chuva deve ocorrer na madrugada e manhã, mas a tarde será com períodos de sol e muitas nuvens.
No centro, oeste e sul do Rio Grande do Sul, no oeste de Santa Catarina, e nas demais regiões do Paraná, chove a qualquer hora, mas há chance de períodos com um pouco de sol
Há risco de chuva de moderada a forte nos três estados.
A recente passagem de uma frente fria aumentou muito a umidade sobre o Espírito Santo, o Rio De Janeiro, no sul e no leste de São Paulo. Pancadas de chuva podem ocorrer nestas áreas a qualquer hora, mas com períodos de sol no decorrer do dia.
Atenção: risco de chuva moderada a forte no litoral e no extremo sul de São Paulo.
Pancadas de chuva podem ocorrer no centro-leste e centro-oeste de São Paulo, mas de forma isolada e com períodos de sol. Pode chover rapidamente em cidades do Sul de Minas próximas do Vale do Paraíba, em SP, e cidades da Zona da Mata Mineira próximas da divisa com o Rio de Janeiro.
O norte de São Paulo, as demais áreas mineiras e capixabas ainda têm muito sol, calor e baixa umidade.
O ar seco e quente ainda predomina sobre grande parte do Centro-Oeste do Brasil. A maioria das áreas da Região tem um dia com sol forte, muito calor à tarde e sem condições para chuva.
Áreas de instabilidade provocam pancadas de chuva com raios a partir da tarde em Mato Grosso do Sul (exceto no norte do estado), mas o sol ainda aparece e faz calor. O sul do estado pode ter algumas pancadas na madrugada e de manhã.
Há previsão de pancadas de chuva também na fronteira de Mato Grosso com a Bolívia.
O sol forte e o tempo seco predominam pelo interior do Nordeste, mas nuvens carregadas ainda crescem em vários locais do litoral da Região. As pancadas de chuva ocorrem pelo litoral, desde o sul da Bahia até o litoral norte do Ceará. Pancadas de chuva com raios ocorrem no litoral do Maranhão.
Há condições para chuva passageira também na Zona da Mata e Agreste de Sergipe ao Rio Grande do Norte e no sertão de Sergipe e de Alagoas.
O ar seco predomina em todo o Tocantins, no centro, leste e sul do Pará. Nestas áreas, o tempo fica firme, com muito sol, poucas nuvens e sem condições para chuva . Faz muito calor.
O restante da Região Norte tem períodos com sol e pancadas de chuva com raios que acontecem principalmente à tarde e à noite.
Risco de chuva forte no Amazonas e em Roraima.
Fonte: Climatempo