O ar seco e muito quente ainda predomina sobre o Brasil nesta quinta-feira, 22 de agosto. Por isso, a maioria das áreas do país vai continuar ensolarada, sem condições para a chuva, e com níveis de umidade no ar muito abaixo do recomendável para a saúde humana, durante muitas horas consecutivas.
Grande quantidade de focos de fogo ainda são observadas sobre o Paraguai, na Bolívia e em áreas do Brasil espalhando fumaça sobre muitos estados brasileiros. A falta de chuva deixa o ar empoeirado piorando a qualidade do ar nos centros urbanos e também no campo.
A fumaça dos incêndios florestais e campos de cultivo, que estão sendo preparados para a próxima safra, pioram a situação.
As atenções especiais nesta quinta-feira são para a forte frente fria que avança sobre o Sul do Brasil causando chuva e queda de temperatura acentuada. Na tarde da quarta-feira, 21 de agosto, a temperatura chegou aos 36°C em baixo Iguaçu, no sudoeste do Paraná e a quase 35° em Campo Bom, na grande Porto Alegre.
Por causa desta frente fria, há risco de temporais nesta quinta-feira em quase todo o RS, com risco de granizo e rajadas de vento de até 90 km/h. Na região da grande Porto Alegre, no oeste e centro-sul de Santa Catarina e no sudoeste do Paraná, as pancadas de chuva podem ser moderadas a fortes e há risco de rajadas de ventos de até 90 km por hora.
Para as demais áreas de Santa Catarina e do Paraná, incluindo as capitais a previsão ainda é de muito sol e calor intenso, mas com um aumento da nebulosidade.
Para os estados do Sudeste, do Centro-Oeste, em quase toda a região Nordeste e na maioria das áreas da região Norte, a previsão é de uma quinta-feira ensolarada, com níveis de umidade em geral abaixo de 30% e calor intenso.
Na costa leste do Nordeste, da região de Natal até o litoral sul da Bahia, a previsão para algumas pancadas de chuva ao longo do dia, mas sempre com a presença do Sol. Atenção para a chuva moderada forte na região de Salvador e de chuva moderada do litoral de Sergipe até Pernambuco.
Pancadas de chuva com raios podem acontecer no litoral do Maranhão e do Pará, no extremo noroeste do Pará, em Roraima, no norte e no centro-oeste do Amazonas e no extremo oeste do Acre. Essas pancadas de chuva também acontecem com a presença do Sol e serão de curta duração
As capitais Porto Velho, Rio Branco e Manaus podem registrar a maior temperatura do ano até agora.
Permanece o alerta para o ar extremamente seco com níveis de umidade do ar abaixo de 20% no centro-norte do Paraná, no interior da região sudeste, em todo centro-oeste do Brasil, no oeste da Bahia, no centro-sul do Tocantins.