O economista Luiz Carlos Pacheco, analista-chefe da T&F Consultoria Agroeconômica, de Curitiba/PR, elenca diariamente para o Portal Rural News os principais fatores que estão influenciando os valores de abertura e fechamento da trigo no mercado. Confira abaixo a atualização das informações para segunda-feira, dia 12/12:
EXPORTAÇÕES SEMANAIS EUA
O relatório semanal de Inspeções de Exportação mostrou que 218.460 toneladas de trigo foram embarcadas durante a semana encerrada em 8/12. Isso caiu 123k MT semana/semana e 50,5k MT em relação à mesma semana do ano passado. Japão e México foram os principais destinos da semana. As exportações acumuladas de trigo permanecem 286k MT abaixo do ritmo do ano passado, com 11.135 MMT embarcadas até 8/12.
MERCADO INTERNACIONAL
Os importadores das Filipinas estão licitando 110 mil toneladas de trigo forrageiro. A Bielo-Rússia disse à ONU que permitirá o trânsito de exportação de grãos ucranianos por seu território sem pré-condições. O Ministério da Infraestrutura da Ucrânia informou que o porto de Odesa, no Mar Negro, está retomando as operações.
CLIMA EUA
O QPF (Quantitative Precipitation Forecast) de 7 dias da NOAA mostra precipitações para a maior parte do CONUS na próxima semana. Espera-se que o leste de Kansas e Oklahoma obtenham 2,56 a 25,6 mm de precipitação equivalente. Em Dakota do Norte, a NOAA tem até 52 mm de umidade equivalente a chuva durante a semana. Notavelmente, norte e oeste do Texas ficarão de fora.
Fonte dos dados: T&F Consultoria Agroeconômica, especial para o Portal Rural News