O mês de outubro já começou com volumes de chuva elevados na cidade de São Paulo, no primeiro dia do mês, diversos bairros das zonas central, norte, leste e oeste da capital paulista acumularam entre 80 e quase 134 milímetros de chuva em apenas 24 horas. Em algumas áreas, a precipitação em poucas horas superou a média esperada para todo o mês de outubro, que é de aproximadamente 127 mm. A frente fria que avança nesta quinta-feira, 05 de outubro, vai provocar novos episódios de temporais sobre a RMSP e a chuva pode atingir a média para outubro na capital paulista, nos próximos dias.
Há previsão de pancadas de chuva com risco de temporal entre a madrugada e o começo da manhã na Grande SP. Depois o sol aparece entre muitas nuvens e novas pancadas fortes de chuva com raios são esperadas no decorrer da tarde e começo da noite de quinta-feira. A temperatura, na cidade de SP, diminui em relação aos últimos dias, mas, fica abafado.
Já para a faixa sul e litoral, o cenário deve ser semelhante, e a tendência é de temporais, com tempo fechado e encoberto. No interior paulista, a chuva vai intercalar períodos de sol e melhoria, mas ainda há indicativo para algumas pancadas moderadas à forte, principalmente no extremo oeste do estado.
Na capital, na Baixada Santista, litoral sul e região do Vale do Ribeira, são esperados ventos de 50 a 70 km/h, mas, a maior parte do estado ainda pode receber rajadas moderadas de 40 a 60 km/h no decorrer do dia. Na sexta-feira (06), a tendência é de que o tempo fique mais estável, sem acumulados expressivos e sem previsão de chuva constante. As pancadas de chuva podem ocorrer à partir da tarde na maioria das áreas, com exceção do litoral, que pode receber chuva fraca já pela manhã.
ATENÇÃO! A Climatempo alerta para transtornos como alagamentos, congestionamentos, enchentes de rios e transbordamento de córregos, além de possível queda de árvore - em decorrência da ventania.
Chuva ganha força de novo no final de semana
Uma mudança no padrão da circulação dos ventos, combinada com o calor e a umidade e a chegada de uma frente fria à noite, volta aumentar a chuva no estado de São Paulo no final de semana - Pela manhã, o sol aparece e esquenta de maneira rápida. A chuva pode ocorrer entre o final da manhã e início da tarde sobre parte do estado, em especial na faixa leste e sul paulista, mas, intercalando períodos de melhora. À noite, a chegada da frente fria aumenta a condição de chuva sobre a RMSP e o litoral. O domingo (08), será instável e chuvoso sobre o oeste e sul paulista - há risco de temporais, o tempo fica encoberto e a chuva se estende no decorrer do dia. Nas demais áreas e na capital, muita nebulosidade e pancadas moderadas a forte, podendo ocorrer já no final da manhã.